segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

CONVERSA FIADA III

1919 - DEZ - O reino servo-croata-esloveno dá a sua anuência aos tratados de paz com a Áustria e a Bulgária. Os sovietes tomam Carcóvia a Anton Denikin. A Inglaterra, os EUA e o Japão assinam um acordo sobre a Sibéria Oriental.
o3 DEZ - Morre Pierre Auguste Renoir com 78 anos
28 DEZ - Morre Olavo Bilac com 53 anos
1920 - DEZ -A Áustria adere à Sociedade das Nações. Plebiscito na Grécia a favor do rei Constantino (que volta a 19). Michael Wilson é eleito primeiro presidente da Áustria. Woodrow Wilson e Léon Bourgeois recebem o prémio Nobel da Paz. A Bulgária, a Costa Rica, a Finlândia e a Albânia são admitidas na Sociedade das Nações. Votada a Lei do Governo da Irlanda do Sul; a Irlanda do Sul e a do Norte terão cada uma Parlamento próprio.

A Sociedade das Nações - Sugerida em 1916 presidente americano Wilson a Sociedade das Nações foi estabelecida pelo Tratado de Versalhes. Composta no inicio pelos trinta e dois países aliados da primeira Grande Guerra Mundial e com sede em Genebra, na Suíça, a organização começou a sua actividade em 16 JAN 1920. A sua finalidade era a manutenção da Paz. Dissolveu-se formalmente em 1946

Sem comentários:

Enviar um comentário