domingo, 2 de setembro de 2012

CURIOSIDADE (18)


A origem do computador!???

A máquina de escrever, ou máquina de dactilografia é um instrumento mecânico, ou electromecânico  com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel. O método pelo qual uma máquina de escrever deixa a impressão no papel varia de acordo com o tipo de máquina. Habitualmente é causado pelo impacto de um elemento metálico, com um alto relevo dos caracteres a imprimir, numa fita com tinta que em contacto com o papel é depositada na sua superfície.

 Máquina de escrever!
A máquina de escrever surge como primeira tentativa, em 1714 com o engenheiro inglês Henry Mill, a que se seguiram diversas  outras tentativas. Em 1808, Pellegrino Turri criou uma máquina para facilitar a comunicação com pessoas cegas, usando um teclado para escrever.
No entanto, só em 1868 esta máquina foi patenteada pelo  americano Christopher Sholes que mais tarde, com a firma Remington and Sons, de Nova Iorque fabricou o seu primeiro modelo industrial. No primeiro modelo de máquina de escrever desenvolvido em 1867, as letras eram de facto dispostas em ordem alfabética. Porém, o seu criador, o norte-americano Christopher Latham Sholes, decidiu incumbir o amigo James Densmore de descobrir uma forma de melhorar a disposição das teclas. Ele estudou as combinações de letras mais utilizadas na língua inglesa e optou por colocá-las distantes umas das outras de modo a evitar que hastes próximas subissem juntas e colidissem  umas com entre si. Embora várias outras propostas de distribuição tenham sido sugeridas ao longo dos tempos, o teclado de Densmore . Tornou-se modelo padrão em todo mundo. Vale citar que por conta das seis primeiras letras da fileira superior, se chama  teclado QWERTY.

HCESAR conhecido como teclado português, foi criado por decreto em  1937, pelo primeiro-ministro de então,  António Oliveira Salazar, e tinha como particularidade, a dupla função de teclas, entre outras.

Alguns já conheciam, outros ficarão agora a conhecer. Os mais jovens, os da Era da informática são capazes de não saber o que é que aquele monstro que está na foto acima faz por aqui. Outros recordarão até com alguma nostalgia. Outros ainda, dirão que foi a sua ferramenta de trabalho.  O meu livrinho continua a ensinar-me. 

1 comentário:

  1. Usei as deste tipo e as eléctricas antes de começar a usar o teclado do computador.
    Cumps

    ResponderEliminar