domingo, 18 de novembro de 2012

CURIOSIDADE (29)


Sempre tive alguma curiosidade em saber porque se chamava ao cinema  “Sétima Arte”.  Os meus fracos conhecimentos de História não me permitiam chegar a conclusão nenhuma. 
Assim,  procurei no meu livrinho se havia alguma coisa que me esclarecesse... e encontrei o seguinte :

Na Antiguidade, os gregos e romanos classificavam como arte a pintura, a escultura, a oratória, o teatro, a poesia, a música e a dança. Mas foi no século XVIII que as manifestações criativas foram estudadas e classificadas em dois grupos: as belas artes e as belas letras. As belas artes eram seis: arquitectura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia. Das belas letras faziam parte a gramática, a eloquência, a poesia e a literatura. Quando o cinema surgiu, em 1895, inventado pelos irmãos Lumière, foi classificado como arte e ganhou o rótulo de sétima arte.”

E assim vou satisfazendo a minha curiosidade e aprendendo alguma coisa.

2 comentários:

  1. E faz muito bem, porque a curiosidade leva-nos para além dos horizontes do conhecimento adquirido até a curiosidade despontar.
    Abraço do Zé... Povinho

    ResponderEliminar
  2. Olá, Zé
    Que coisa interessante! Sabes que eu nunca tinha pensado nisso? Já aumentei os meus conhecimentos com a vinda até cá.
    Sabes que algumas vezes pergunto a mim mesma: porque é que mesa se chama mesa e não se chama cadeira? E porque é que janela não se chama barco??? (por exemplo...).
    Até agora não consegui obter resposta acerca do porquê dos nomes das coisas. Mas há-de haver uma explicação, não te parece?

    Um óptimo fim-de-semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar