sábado, 17 de novembro de 2012

DIA DO.....NÃO FUMADOR


Como há dias para tudo, fui tirar umas “informaçõezinhas” e encontrei o que se segue :
“Os primeiros cigarros fumados têm consequências negativas para a saúde, bastam sete segundos para a nicotina atingir o cérebro, estimulando os neurónios.  As complicações incluem: a ocorrência de vertigens, olhos a chorar, as mãos a tremer, os músculos tensos, enjoo, alteração no gosto e no cheiro, aumento da pressão sanguínea. Investigações comprovam que fumar, mesmo que seja só um cigarro, pode trazer graves consequências para a “saúde do seu coração”, podendo, inclusivamente, resultar numa diminuição da capacidade respiratória. Fumar, mesmo que seja apenas um cigarro, pode provocar uma mudança na função principal de bombeamento do coração. As vantagens de não fumar incluem: bem estar, respirar sem problemas e sem tosse, hálito agradável, dentes e dedos sem manchas amarelas, cheirar a limpo. Fumar é um dos principais comportamentos perniciosos para a saúde. A luta contra o tabaco atinge todo o País. Se Portugal conseguir alertar a sua juventude, milhares de contos deixarão de ser consumidos anualmente no tratamento de doenças provocadas pelo fumo do cigarro. O jovem dum modo geral começa a fumar por um acto de rebeldia ou afirmação. Hoje, com o desenvolvimento de práticas desportivas, seria mais saudável que a juventude procurasse sua afirmação através do desporto ou de manifestação artísticas, que fazem bem ao organismo, à mente e ao espírito. As pessoas que estão próximas de fumadores, especialmente em ambientes fechados, inalam mais de 400 substâncias que podem prejudicar a saúde. Os não fumadores expostos ao fumo do cigarro absorvem nicotina, monóxido de carbono e outras substâncias da mesma forma que os fumadores, embora em menor quantidade. Cada vez mais autoridades governamentais estabelecem regulamentos que protegem o não fumador. Tem havido uma maior consciencialização dos indivíduos sobre o ar que se respira, não só em casa, como nos ambientes de trabalho e locais públicos. “
(fonte “Saber Viver” )
Concordando com o que é dito acima, sabendo que os fumadores estão conscientes dos malefícios do tabaco, não deixo de pensar que estes, são descriminados em relação aos não fumadores.  Também sei que é difícil deixar de fumar ( Cada caso é um caso e falo por experiência  própria, não fumador há já quase 4 anos).  Depois do que foi dito acima, porque raio o Estado não acaba com a Tabaqueira?  Porque raio descrimina os fumadores, proibindo as “fumaças” em quase todos os sítios, quando era mais fácil acabar com a Tabaqueira? Ah! Pois é!  Mais uma quantidade enorme de trabalhadores para o desemprego e além dos subsídios  a falta de receitas através dos impostos que o tabaco e a Tabaqueira pagam! Pois é! Hipocrisia! 

2 comentários:

  1. Também eu deixei essa droga fez o mês passado 44 anos, tantos como os anos do meu filho mais velho. Só mais tarde é que alguns fumadores vão perceber o mal desse (mau) costume. Mas felizmente cada um é livre de fumar.......mas não de prejudicar os outros. Esse é que devia ser o ponto pricipal das opiniões. Chamar hipocrisia é pouco mas deixo o adjectivo só para mim.

    ResponderEliminar
  2. Pior malefício para a sociedade

    é este desgoverno

    ResponderEliminar