sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SAÚDE?


Já não chega o Sr. PM cortar nas reformas, nos salários, nos serviços de saúde.... temos também os seguidores, que por isso mesmo, concordam com os cortes deste PM. 
Atentemos no seguinte:
Um idoso cai, fractura o colo do fémur, intervenção cirúrgica, respectivo internamento. Até aqui...tudo certo.  Doze dias de internamento e alta. O estranho começa aqui. Alta sem uma simples fisioterapia que ajude a recuperação. Instruções para a recuperação pós alta....zero. Fisioterapia ...???? Façam em casa, como quiserem. Aconselhamento...?????  Onde? Quem? Como?
Tendo em conta que em estudos realizados acerca deste tema dizem o seguinte:
Tendo em conta os dados clínicos disponíveis e sabendo que este tipo de situação ocorre maioritariamente em idosos, a fractura do colo do fémur representa um problema significativo em termos de morbilidade e mortalidade. Para além da dor, regular e intensa neste tipo de casos, os idosos que sofrem fractura do colo do fémur são frequentemente hospitalizados por um período não inferior a 30 dias. Estes períodos longos de internamento, onde a pessoa permanece por largos períodos no leito, vão também contribuir para a perda de capacidades do idoso.
....... Os fisioterapeutas acompanharão, no hospital ou no domicílio, a recuperação clínica do idoso e avaliarão a sua capacidade de iniciar um treino de recuperação.
.... Quando não existe este tipo de investimento, estas situações de dependência provocam grandes alterações na dinâmica das famílias e um sofrimento significativo do idoso, na alteração da sua imagem e conceito.”
Fazemos o quê? Seguimos a politica económica do PM que temos? Pois! Na maioria dos casos terá que ser, falta poder económico para o poder contrariar. Pessoas que descontaram 40 anos para a segurança social, pagaram os seus impostos durante 40 anos e vão ter um fim de vida com muito pouca qualidade.  Ah! Este caso não é de politico nenhum, porque esses têm tratamento VIP, com reformas chorudas e com um trabalho(?) de pouco mais de uma década.  Que pena que eu tenho que este meu País vá piorando de dia para dia! Que pena que eu tenho que este PM seja um....”basófias”!