domingo, 25 de setembro de 2011

CURIOSIDADE...

Ele há cada coisa...!!!! pois eu cá não imaginava que o nylon, a primeira fibra sintética do mundo, tinha sido inventado na empresa DuPont de Nemours em 1938. Isto assim dito...onde está a piada? Qual o interesse que esta postagem tem?  Mas.... curiosidade é curiosidade.
Se se disser que o vice-presidente desta empresa em vez de convocar uma conferência de imprensa, para anunciar a descoberta, decidiu anunciá-la perante uma audiência de 3.000 mulheres, na Exposição Mundial de Nova Iorque, apresentando modelos que usavam meias de nylon ? Já tem algum interesse!!
Pois!!! O instinto do Sr. Charles Stine, o tal vice-presidente, não se enganou. No final de 1940, a DuPont tinha vendido qualquer coisa como 65 milhões de pares de meias! É obra!!! Não acaba aqui esta curiosidade : O nylon tinha sido usado pela primeira vez em 1939, no filme “ O Feiticeiro de Oz “, para criar o tornado  que fez Dorothy levantar voo do Kansas.
 O que o meu livrinho sabe..!!! O que eu vou aprendendo!!!  Nunca me tinha passado pela cabeça que o nylon fizesse alguém levantar voo.  Vou deixar de usar meias de nylon, não me sinto com vocação para altos voos. ” N’á!!!”...com os pés na terra é que estou seguro ( digo eu, mas não é esse em que estão a pensar ). O melhor é ficar mesmo por aqui, senão ainda pensam que estou a “ politicar “, livra!!!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

RESPEITO? COMO?

Cada um tem as suas crenças, cada um acredita no que quer. Cada um tem obrigação de respeitar o próximo, quer concorde ou não com as suas crenças. Respeita se queres ser respeitado, ensinaram-me desde muito pequeno. Nem sempre cultura é sinónimo de respeito, como não o é de educação. A minha quase “ analfebetização “ dá para respeitar e ser educado.
Tirei um dia para me portar mais ou menos bem. Isto é, levar pessoas que me são queridas  e que há muito tempo eu lhes tinha prometido, ao santuário de Fátima. Fátima é um sítio que gosto de visitar, consigo encontrar alguma paz de espírito, sobretudo na capela do silêncio, onde não se devia ouvir rigorosamente nada. Silêncio, orações para quem é de orar, pensamentos para quem quer lavar o espírito. Toda a gente sabe, quando vai visitar ou escolhe aquela capela para nela permanecer algum tempo que deve estar em silêncio, é para isso que ela serve e é para isso que quem a frequenta a escolhe. O silêncio! Pois é, também tenho os meus momentos de meditação em que me apetece estar sozinho e em silêncio. Para isso escolho aquele espaço. Esta " postagem " serve para exteriorizar, desabafar, ia dizer passar para papel, a minha revolta por não ter conseguido estar em silêncio na capela que serve para isso. Duas senhoras que também escolheram esta capela entretiveram-se a conversar durante o período em que lá estive, cerca de 20 minutos ( não estive mais tempo a meditar ou entregue aos meus pensamentos ou orações,  porque fui obrigado ou obriguei-me a sair para não ter que falar alto - o que seria uma enorme falta de respeito, para com o local e para com quem lá estava -  e pedir às senhoras que se calassem). Como se isto não bastasse uma freira que tinha acabado de entrar, contra todas as minhas esperanças , porque pensei que fosse pedir às senhoras para se calarem, desata também a falar com uma noviça que a acompanhava. Que falta de respeito por quem lá estava, que falta de respeito por aquele espaço! Foi demais! O dia correu menos bem. Aproveitou-se o almoço em Pias do Urso, bom e barato. Bom repasto. Vou voltar, ao almoço e à capela ( se não houver ninguém a perturbar-me ).

domingo, 11 de setembro de 2011

FUTEBOL(EIRÓS)

Isto faz lembrar um arrufo de comadres! Um diz que o outro é “desertor “, em resposta o outro diz que o um é “ mercenário “. Isto quando se quer que um e outro sejam exemplos para a juventude. É para admirar se a nossa juventude...for mal educada? É para admirar se a nossa juventude... não respeitar o próximo? É para admirar se a nossa juventude....for irresponsável?  Com exemplos destes.....???
O futebol mexe com milhões de euros, com milhões de pessoas, todos nós temos alguns euros investidos no futebol. Não há muitos anos no chamado “ totonegócio “, todos nós investimos um pouco, dívidas que foram reduzidas e outras “ perdoadas “. Isto tudo para dizer que o País não merece ser tratado como foi na semana do Chipre-Portugal. Um seleccionador serve para seleccionar, um jogador serve para jogar. Quem escolhe os que jogam é o seleccionador. Os seleccionados sabem que só jogarão se o seleccionador lhes der oportunidade, caso contrário ficarão no banco de suplentes, aguardando que o seleccionador lhes diga para jogar ou não. Todos sabem disto, quer seleccionador quer seleccionado. Portanto se um jogador, abandona um estágio da selecção porque, sabe que não vai fazer parte dos onze iniciais, não é correcto e é uma falta de respeito para com os colegas, seleccionador, País. Se esse jogador for dos melhores que há na Europa, no Mundo....pior se torna. Duro, mas leal. Jogador que, ao longo da sua carreira serviu de exemplo a muitos jovens .  Por tudo isto terá menos desculpa que um Zé Ninguém. Ser figura pública implica ser responsável, mais responsável, exemplar mesmo.
Acredito que a atitude  fosse tomada a “ quente “, mas isso não serve de desculpa. Se um é pago para seleccionar o outro está na selecção...porquê? Seleccionador e seleccionado num arrufo de comadres ou a agressão verbal mutua. Há uns anos aconteceu pior, é verdade, mas o interveniente era nervoso e acabou por ser castigado, não tanto como deveria...
Receita para eirós ou eiroses. Bom!Bom! De fazer crescer água na boca. Receita a propósito de quê? Ah!!! A propósito de um Monólogo do mês passado. Também cabe aqui neste futebol(eirós).
Ingredientes:
  • 1 kg eirós ;
  • Azeite ;
  • Farinha ;
  • 1 folha louro ;
  • 1 colher (chá) colorau picante ;
  • 1 colher (sopa) vinagre ;
  • 2 colheres (sopa) água ;
  • Sal ;
  • Pimenta.
Confecção:

Amanham-se as eirós, esfolam-se e cortam-se aos bocados.
Temperam-se com sal e passada 1 hora enxugam-se com um pano, passam-se em farinha e fritam-se no azeite.
No azeite que ficou na frigideira junta-se a água e o vinagre, o louro, sal, colorau picante e pimenta.
Deixar ferver um pouco e deitar nas eirós.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PODERÁ SER DIVERTIDO

Descobre-se cada coisa para os dias de chuva, que nos impedem de sair de casa sem apanhar uma valente molha, quando estamos ainda de férias e queríamos dar um passeio pedestre, ou levar os miúdos ao jardim. Pois descobri mais uma curiosidade.
Faça aguarelas para as crianças utilizando ingredientes que normalmente temos na cozinha. Numa tigela pequena, misture 3 colheres de sopa de bicabornato de sódio  ( o que eu gosto do bicabornato... ) , de amido de milho e de vinagre com 1 ½  colheres de xarope de milho, à venda em qualquer supermercado. Espere até a mistura deixar de borbulhar e distribua-a por recipientes pequenos ou por tampas de frascos. Adicione 8 ou 9 gotas de corante alimentar a cada porção desta mistura e mexa.  Ponha uma cor diferente em cada recipiente ou  misture cores para criar tons diferentes.  As crianças podem  utilizá-las de imediato ou esperar  que endureçam.  Se utilizarem quando estiverem duras terão de humedecer os pincéis em água antes de usar as aguarelas.  
Depois de uma tarde passada com as crianças, da alegria da pequenada, de se ter conseguido entretimento até para aquelas mais difíceis.... com birrinhas e de nos sentirmos bem, por termos passado um dia de chuva sem as crianças a massacrarem-nos com pedidos de, vamos para o jardim, vamos para a praia, enfim tudo aquilo que nos pedem e nestes dias não os podemos satisfazer, depois disto tudo, só nos resta........limpar as paredes. Mas não fiquem desmoralizados, aqueles que , durante as férias se sentiram um pouco mais....cheios, perdem com toda a certeza os quilitos ganhos durante o período em que estiveram mais despreocupados. A ginástica dá saúde. Toca a limpar.

sábado, 3 de setembro de 2011

PENSAMENTO

Pensamento de final de Verão ( se é que houve ), princípio de Outono ( que ainda não começou). Também pode ser, pensamento de princípio de Outono que poderá ter sabor a Verão. Vou esperar para ver.

Não sou anarquista. Mas não consigo estar satisfeito ou concordar com os governos que temos tido. Cada governante é pior que o anterior. Diria, diria não,  somos mesmo governados por imposição partidária ( dizem os políticos que é para isso que servem as eleições). As abstenções têm sido superiores a qualquer votação, de qualquer partido. Se a memória não me falhar a abstenção nas ultimas legislativas foi de cerca de 42 ou 43%.  O partido que mais se aproximou teve 38 ou 39% dos votos. Tudo isto para dizer que somos governados pelo somatório dos votos de 2 partidos, logo, governo imposto.Que pena a abstenção não poder ser somada a coisa nenhuma!!!  Dá a impressão que qualquer dos governantes sente algum prazer em ver-nos a passar fome. Nos ricos não se pode tocar para não porem o capital fora do País, como se isso fosse caso virgem. Os ricos intocáveis,  para atrair o capital para um país onde não falta muito para se passar fome. Benefícios com tendência a acabar, ou acabar mesmo, nas classes mais desfavorecidas. Protecção, há!!!! Mas para os ricos. Este País, que é meu, que quando me pediu para defender território seu, eu disse pronto, mesmo arriscando a vida. É este País que tenho, que gosto, que adoro, mas que os governantes vão tratando mal, ao País e a mim. E se todos, todos mesmo, deixássemos de trabalhar, de criar riqueza? Claro que é impossível acontecer uma coisa destas, mas....o que seria? Para além de ser utópico......
É por isto que eu gosto de me entreter com curiosidades. Não magoam e divertem. Não nos dão de comer  mas não nos obriga  a passar fome.  Por vezes até alimentam o espírito e põem-nos mais bem dispostos. Às vezes apetecia-me ser “ anarka “.