quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ÁGUA NA BOCA

Depois do descanso, mais que merecido e do regresso ao porto de partida, fui convidado pelo mestre da embarcação, para uma “ comezaina “ feita por ele.  Aceitei de imediato porque ele é bom cozinheiro, pois já não é a primeira vez que degusto um pitéu do mestre. “ Foi ao lume “ um robalo, que segundo ele me disse não estamos no tempo dele, mas que por isso mesmo iríamos prová-lo, que o mestre tinha pescado de manhã. É um mestre com dotes culinários comprovados e mais uma vez  assim foi. Estava di-vi-nal. Pedi - lhe a receita e ....aqui vai ela:
800grs de filetes de robalo ( devidamente cortados pelo mestre), 2,5 ou três colheres de sopa de sumo de limão, sal, paprika, 100grs toucinho entremeado fumado, 3 ou 4 cebolas pequenas, 1 ou 2 pepininhos de conserva e óleo para fritar.
Lave os filetes com agua salgada ( tal como o peixe foi amanhado), seque-os e corte-os em pedaços pequenos. Regue com o sumo de limão  e deixe marinar entre 25 a 30 minutos. Tempere com sal e paprika. Corte o toucinho ás fatias e a cebola descascada e os pepininhos cortados ás rodelas. Espete o peixe, o toucinho, a cebola, e os pepininhos alternadamente nos espetos. Frite, na frigideira de todos os lados em óleo bem quente. Escorra os espetos. Acompanhe com salada de alface e tomate. Sirva com vinho tinto (nosso).
Garanto que é um excelente pitéu. Foi-me dito que esta receita se chama “Espetadas de robalo à húngara”. À húngara ou á portuguesa soube-me muuuuiiiitttoooo bem. O mestre soube cozinhar, provando que não é só bom na condução da embarcação, como também é bom nas pescarias e na cozinha. Assim que tiver um tempinho disponível....vou voltar à Ilha ( para provar mais uns cozinhados do Mestre, que é também um Mestre de culinária).

2 comentários:

  1. Faz crescer água na boca.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  2. Ora mas que belo pitéu!
    Quem conhece um mestre desse gabarito é um sortudo.

    Posso ficar com a receita, posso?

    Beijinho.

    ResponderEliminar