domingo, 11 de setembro de 2011

FUTEBOL(EIRÓS)

Isto faz lembrar um arrufo de comadres! Um diz que o outro é “desertor “, em resposta o outro diz que o um é “ mercenário “. Isto quando se quer que um e outro sejam exemplos para a juventude. É para admirar se a nossa juventude...for mal educada? É para admirar se a nossa juventude... não respeitar o próximo? É para admirar se a nossa juventude....for irresponsável?  Com exemplos destes.....???
O futebol mexe com milhões de euros, com milhões de pessoas, todos nós temos alguns euros investidos no futebol. Não há muitos anos no chamado “ totonegócio “, todos nós investimos um pouco, dívidas que foram reduzidas e outras “ perdoadas “. Isto tudo para dizer que o País não merece ser tratado como foi na semana do Chipre-Portugal. Um seleccionador serve para seleccionar, um jogador serve para jogar. Quem escolhe os que jogam é o seleccionador. Os seleccionados sabem que só jogarão se o seleccionador lhes der oportunidade, caso contrário ficarão no banco de suplentes, aguardando que o seleccionador lhes diga para jogar ou não. Todos sabem disto, quer seleccionador quer seleccionado. Portanto se um jogador, abandona um estágio da selecção porque, sabe que não vai fazer parte dos onze iniciais, não é correcto e é uma falta de respeito para com os colegas, seleccionador, País. Se esse jogador for dos melhores que há na Europa, no Mundo....pior se torna. Duro, mas leal. Jogador que, ao longo da sua carreira serviu de exemplo a muitos jovens .  Por tudo isto terá menos desculpa que um Zé Ninguém. Ser figura pública implica ser responsável, mais responsável, exemplar mesmo.
Acredito que a atitude  fosse tomada a “ quente “, mas isso não serve de desculpa. Se um é pago para seleccionar o outro está na selecção...porquê? Seleccionador e seleccionado num arrufo de comadres ou a agressão verbal mutua. Há uns anos aconteceu pior, é verdade, mas o interveniente era nervoso e acabou por ser castigado, não tanto como deveria...
Receita para eirós ou eiroses. Bom!Bom! De fazer crescer água na boca. Receita a propósito de quê? Ah!!! A propósito de um Monólogo do mês passado. Também cabe aqui neste futebol(eirós).
Ingredientes:
  • 1 kg eirós ;
  • Azeite ;
  • Farinha ;
  • 1 folha louro ;
  • 1 colher (chá) colorau picante ;
  • 1 colher (sopa) vinagre ;
  • 2 colheres (sopa) água ;
  • Sal ;
  • Pimenta.
Confecção:

Amanham-se as eirós, esfolam-se e cortam-se aos bocados.
Temperam-se com sal e passada 1 hora enxugam-se com um pano, passam-se em farinha e fritam-se no azeite.
No azeite que ficou na frigideira junta-se a água e o vinagre, o louro, sal, colorau picante e pimenta.
Deixar ferver um pouco e deitar nas eirós.

5 comentários:

  1. zeparafuso,

    O mundo do futebol é muito confuso, ou é impressão minha?

    Prefiro anotar a tua bela receita de eirós. Gosto delas de qualquer maneira, fritas ou de caldeirada, mas assim nunca experimentei.
    Assim que possa, vou fazê-las.

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, meu amigo Zé!
    De futebol não percebo nada de nada, é coisa que não me interessa, mas do teu texto realço um ponto, com o qual estou perfeitamente de acordo:
    " O futebol mexe com milhões de euros"
    São tantos os milhões que chega a ser... obsceno!
    Com a fome que grassa pelo mundo, é inadmissível gastar-se tanto dinheiro com um desporto, por muito bom que ele possa ser.
    Desculpa este meu desabafo, mas quando se fala em milhões... vêm-me logo à ideia os milhões de crianças que morrem à fome. E este é um assunto que mexe muito comigo.

    Muito obrigada pelas boas-vindas e pelas tuas palavras tão... bonitas!

    Uma semana feliz. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. De uma forma ou de outra quem é sempre picadinho e frito somos nós, lá vai o tempo que havia amor á camisola, agora perderam-se os valores e só o dinheiro conta
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu assino tudo por baixo e...até mesmo a receita!!
    Bjs e boa semana.
    Graça

    ResponderEliminar
  5. Prefiro a comida talvez por ligar pouco a futebóis.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar