quinta-feira, 15 de setembro de 2011

RESPEITO? COMO?

Cada um tem as suas crenças, cada um acredita no que quer. Cada um tem obrigação de respeitar o próximo, quer concorde ou não com as suas crenças. Respeita se queres ser respeitado, ensinaram-me desde muito pequeno. Nem sempre cultura é sinónimo de respeito, como não o é de educação. A minha quase “ analfebetização “ dá para respeitar e ser educado.
Tirei um dia para me portar mais ou menos bem. Isto é, levar pessoas que me são queridas  e que há muito tempo eu lhes tinha prometido, ao santuário de Fátima. Fátima é um sítio que gosto de visitar, consigo encontrar alguma paz de espírito, sobretudo na capela do silêncio, onde não se devia ouvir rigorosamente nada. Silêncio, orações para quem é de orar, pensamentos para quem quer lavar o espírito. Toda a gente sabe, quando vai visitar ou escolhe aquela capela para nela permanecer algum tempo que deve estar em silêncio, é para isso que ela serve e é para isso que quem a frequenta a escolhe. O silêncio! Pois é, também tenho os meus momentos de meditação em que me apetece estar sozinho e em silêncio. Para isso escolho aquele espaço. Esta " postagem " serve para exteriorizar, desabafar, ia dizer passar para papel, a minha revolta por não ter conseguido estar em silêncio na capela que serve para isso. Duas senhoras que também escolheram esta capela entretiveram-se a conversar durante o período em que lá estive, cerca de 20 minutos ( não estive mais tempo a meditar ou entregue aos meus pensamentos ou orações,  porque fui obrigado ou obriguei-me a sair para não ter que falar alto - o que seria uma enorme falta de respeito, para com o local e para com quem lá estava -  e pedir às senhoras que se calassem). Como se isto não bastasse uma freira que tinha acabado de entrar, contra todas as minhas esperanças , porque pensei que fosse pedir às senhoras para se calarem, desata também a falar com uma noviça que a acompanhava. Que falta de respeito por quem lá estava, que falta de respeito por aquele espaço! Foi demais! O dia correu menos bem. Aproveitou-se o almoço em Pias do Urso, bom e barato. Bom repasto. Vou voltar, ao almoço e à capela ( se não houver ninguém a perturbar-me ).

2 comentários:

  1. Respeito?
    Ai, zeparafuso!
    Não sentiste que Fátima já não é o que era? Eu sinto, e não gosto.

    Valeu o almoço, não fiques triste.
    Em casa, no nosso espaço, também podemos meditar, rezar, ter uns momentos de paz.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Há muitos locais para meditar, bem menos concorridos que o escolhido, mas se o almoço valeu a pena, então nem tudo foi mau. Olhei aqui para estas vistas, mesmo ao lado, e pensei que a escolha para se estar em silêncio e de bem com a natureza bem podia ser por lá!
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar