quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CURIOSIDADE....CHALADA?

Hábito Inglês que vem da.....China.
Segundo a lenda, o chá surgiu há mais de 5.000 anos, com o imperador chinês Shen Nung. Este Imperador, sendo um homem de ciência e governante sensato, ordenou que como medida sanitária, toda a água potável fosse fervida, evitando doenças. Em viagem, num belo dia de Verão, o Imperador  e seu séquito pararam para descansar num lugar onde existiam algumas árvores, para aproveitar a sua sombra.  Enquanto os servos ferviam a água para beber, caíram no caldeirão umas folhas secas de um arbusto que se encontrava perto e a água começou a ficar acastanhada. Curioso, o Imperador insistiu em provar o líquido, verificando o seu sabor agradável  e assim nasceu o hábito de beber chá.
Hábito que os ingleses importaram da China e que manteem até à actualidade. Outras pessoas de outros sítios seguindo o exemplo, ainda hoje  bebem chá, procurando fazê-lo a horas certas, lá pelo meio da tarde por questão de principio. Bebida que não passa de moda e é bom quente ou gelado. Excelente refresco.
Mas também....
De quando em vez, tome um chá com os seus fetos ou com outras plantas que gostem de acidez. Em vez de água, use chá para as regar, ou enterre folhas de chá húmidas na terra em seu redor  e verá como adquirem um aspecto luxuriante. Ás vezes mais vale tomar um chá na companhia das plantas. Ouvem-nos e não reclamam, mesmo que por vezes não tenhamos razão. Quando alguém me dizia que " quanto mais conheço as pessoas...mais gosto das plantas " , eu não entendia porquê!!!?. Perguntei diversas vezes a quem me dizia aquilo e...nada, ficava sempre sem explicação, ou a resposta era....um dia vais entender. Passei a entender.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SLB ou RELIGIÃO

Para alguns será....uma "espécie de religião", para outros o topo da clubite e ainda para outros o exemplo ( deveria ser ) a seguir ou puro entretenimento. Desporto pelo desporto de se ser desportista...já não há. Parece-me que de tudo isto só fica “uma espécie “ de religião. Não condeno nem apoio, quem assim pensa. Cada um é como é, com defeitos e virtudes, porque só com virtudes ou só com defeitos, não há ninguém. Mas....

Numa Catedral, sem santos ( ou com eles) , mesmo tendo um Jesus que não será o Cristo, é difícil ser-se padre. Uma Catedral onde os fieis são mais que muitos, só peca por ter um Jesus que não sabe pregar ( leia-se treinar ). Quando os bispos ( leia-se directores ), chagarem à conclusão que este Jesus é falsificado, que em vez de serem católicos estão mais perto de serem ortodoxos, quando susbstituirem este Jesus por outro Messias qualquer ( não poderá haver Messias pior que o actual Jesus, ou dificilmente haverá ), então teremos uma Catedral cheia e com boas récitas. É isso que se pretende para esta Catedral, boas récitas e a cativar cada vez mais fieis. Esperemos pelos acontecimentos. Esperemos que os bispos saibam entregar a Catedral a um Messias que seja bom pregador e com isso obtenha bons resultados, que traga mais fieis para esta “espécie” de religião. Espero estar enganado, espero que este Jesus seja o Messias anunciado para fazer desta Catedral uma das maiores da Europa, mas que por enquanto não sabe pregar ( nem sei se alguma vez saberá pregar, nesta Catedral ). Provavelmente um Jesus que está à espera de um Cristo que saiba fazer milagres. Paciência!!! É!... acho que isso de paciência é uma espinha atravessada no Jesus que vai esperando por milagres.

domingo, 21 de agosto de 2011

CONFUSÃO!!!!

politica=futebol
hoje é verdade=amanhã é mentira
politica+futebol= cinismo
 é um facto, com ou sem "c", ao gosto do freguês.

Não sei porque saiu isto!!!!! Não  sei se tem a ver com política ou com futebol. Ou com as duas coisas! Ou será um desabafo? Desilusão com ambas? A politica deveria ser um dever cívico! ( ingénuo). O futebol um desporto que divertisse! ( ingénuo ).  Politica e futebol são coincidentes no poder, misturando-se por vezes. Oh! Santa ingenuidade....perguntem a um politico, qualquer um, se é político pelo poder!? A resposta será negativa!!!!! Perguntem a um qualquer presidente de um clube de topo se é presidente pelo poder, pela promoção social!? A resposta será negativa!!!! Um dirá que é um dever cívico, o outro dirá que quer ajudar o clube ou até promover a região. Que lindo!!! Ambos querem ajudar em alguma coisa. Ambos são beneméritos. Que mau pensamento tive hoje! Pensar que politiqueiros e futeboleiros são interesseiros...são só .... eirós. Eirós, fazem parte da nossa gastronomia. ( que é que isto tem a ver com o assunto anterior?) . Será que tem alguma relação com ensopado? Ensopado em Sarilhos Grandes costuma ser excepcional. Eirós, ensopado, Sarilhos......Grandes sarilhos!!!! Grande confusão. Futebol, politica, politica e futebol. Que raio de dia hoje...!!!!!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ÁGUA NA BOCA

Depois do descanso, mais que merecido e do regresso ao porto de partida, fui convidado pelo mestre da embarcação, para uma “ comezaina “ feita por ele.  Aceitei de imediato porque ele é bom cozinheiro, pois já não é a primeira vez que degusto um pitéu do mestre. “ Foi ao lume “ um robalo, que segundo ele me disse não estamos no tempo dele, mas que por isso mesmo iríamos prová-lo, que o mestre tinha pescado de manhã. É um mestre com dotes culinários comprovados e mais uma vez  assim foi. Estava di-vi-nal. Pedi - lhe a receita e ....aqui vai ela:
800grs de filetes de robalo ( devidamente cortados pelo mestre), 2,5 ou três colheres de sopa de sumo de limão, sal, paprika, 100grs toucinho entremeado fumado, 3 ou 4 cebolas pequenas, 1 ou 2 pepininhos de conserva e óleo para fritar.
Lave os filetes com agua salgada ( tal como o peixe foi amanhado), seque-os e corte-os em pedaços pequenos. Regue com o sumo de limão  e deixe marinar entre 25 a 30 minutos. Tempere com sal e paprika. Corte o toucinho ás fatias e a cebola descascada e os pepininhos cortados ás rodelas. Espete o peixe, o toucinho, a cebola, e os pepininhos alternadamente nos espetos. Frite, na frigideira de todos os lados em óleo bem quente. Escorra os espetos. Acompanhe com salada de alface e tomate. Sirva com vinho tinto (nosso).
Garanto que é um excelente pitéu. Foi-me dito que esta receita se chama “Espetadas de robalo à húngara”. À húngara ou á portuguesa soube-me muuuuiiiitttoooo bem. O mestre soube cozinhar, provando que não é só bom na condução da embarcação, como também é bom nas pescarias e na cozinha. Assim que tiver um tempinho disponível....vou voltar à Ilha ( para provar mais uns cozinhados do Mestre, que é também um Mestre de culinária).

terça-feira, 16 de agosto de 2011

DESCANSO


"Vivó" descanso!!!!! Voltei à Ilha. Vale sempre a pena uma visita à Ilha. Se o paraíso existe.....eu estive lá!!!! Vista lavada. Sobretudo, descansado.     Fui sem relógio. Sem relógio e sem notícias. Nada de televisão ou jornais. Visita a grutas, umas pescarias pelo meio. Descanso absoluto. Dias despreocupados. Nada de contacto com a actualidade. Realidade para longe. Pedi ao mestre da embarcação, para quando chegasse o dia de zarparmos em direcção à cidade, que me chamasse.   Desta vez, durante o regresso,  deu para apreciar as escarpas da cidade onde aportamos. É sempre lindo o afastamento da Ilha e a aproximação ao porto de destino, ao porto de onde tínhamos partido uns dias antes. Pronto para uma semana de trabalho intenso. As recordações, essas, vão perdurar até uma nova viagem à Ilha. Até poder voltar ao paraíso, que está mesmo ao ........virar do Cabo.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

DESCANSO....INTERROMPIDO!!!!

Estava cá eu a pensar..........sendo uma pobre tartaruga, sem poiso certo, andando sempre com a casa às costas, que interesse poderei despertar, para ter quem me leia. O meu melhor ângulo “fotogénico” é o que apresento na fotografia deste sítio, que quando o abro, por vezes até eu me assusto. Isto era o meu pensamento num destes fins de semana de Verão. Mesmo com este pensamento ou por isso mesmo, decidi, mais uma vez, mudar de poiso e vai daí, fui fazer uma viagem, curta é certo, para uma Ilha que gosto ( gostar é pouco, para definir o que sinto pela Ilha), com intenção de descansar e apanhar um solzinho para secar a carapaça.  Com a paciência habitual do Mestre da embarcação ( que faz o favor de ser meu amigo), em esperar que eu chegasse a bordo, por causa da minha lentidão, lá começou a travessia até à Ilha.  Bom descanso, boas paisagens, boas “comezainas”, boa companhia, enfim, bom!! Excelente fim de semana, cheio de Sol e que estava a correr maravilhosamente bem. Como eu estava descansado! Bem disposto! Pronto para um regresso à vida agitada de mais uma semana de trabalho! Na hora da partida, mais uma vez,  abusando da paciência do Mestre da embarcação, lá cheguei a bordo e.....partimos.  O mar estava um espectáculo! Calmo, sem ondulação, coisa não muito frequente por estas bandas.  Aproveitámos ao máximo a viagem, orientados pela sabedoria, simpatia e boa disposição do Mestre, gozando a beleza do afastamento da Ilha, por um lado, e por outro a aproximação ao porto de partida.  O mestre da embarcação, como o mar estava óptimo, portanto reunindo todas as condições para tornar ainda mais agradável a viagem de regresso, dizia eu, o Mestre aproximou-se da costa da cidade onde íamos aportar, para nos mostrar as escarpas e grutas ao  longo da costa que são lindas. Abrandando a navegação, servindo de cicerone foi comentando o que íamos vendo e....PUM!!!!! Barulho identificado pelo Mestre como sendo um choque com uma rocha, que por a maré estar baixa, estava mais perto da superfície. Gerou-se a confusão. Barco a meter água. Eu que vinha  bem disposto a apreciar a beleza, linda desta costa, depois do excelente fim de semana, começo a pensar que o dia poderia não acabar da melhor maneira. Não sendo eu uma tartaruga de água, como é que me ia safar? Valeu o Mestre da embarcação, que sendo um dos melhores e sempre com a moral em cima, transformou aquela situação que poderia ser de pânico, em situação descontraída, trazendo o barco a bom porto. Não houve ninguém magoado, toda a gente aceitou a boa disposição do mestre da embarcação, que assim, conseguiu evitar o pânico que poderia ter sido gerado pelo risco de afundamento da embarcação, se bem que esta esteja equipada com os mais modernos meios de salvamento,  e trazer o pessoal são e salvo para terra firme. Se por um lado consegui descansar, carregar baterias para mais uma semana de trabalho, por outro......vou voltar à Ilha assim que a embarcação estiver arranjada.