domingo, 17 de junho de 2012

GULOSEIMA....OU TALVEZ NEM POR ISSO


Diz a minha amiga Teresa do blog   teresaeascronicas  que a receita que postei aqui e me foi dada por um amigo, que sabe dos meus vícios gastronómicos, era realmente um bolo doce.  As minhas guloseimas, vão dando para que também faça algumas descobertas, ou melhor encontre algumas curiosidades, no meu livrinho que já há bastante tempo não consultava. Então dizia assim:
Pensa-se que este bolo, muito antigo, fosse o antecessor do Bolo Rei, e que este haja tomado o formato de coroa quando foi crismado com o actual nome.
                                                     BOLO DA CORTE
Ingredientes: 1kg de farinha, 800 grs de açúcar, 150 grs de manteiga, ½ litro de leite, 6 ovos, 20 grs de fermento de pão. Frutas cristalizadas q.b.
Desfaz-se o fermento num pouco de leite, e o açúcar no restante. Deita-se num alguidar a farinha e vai-se –lhe juntando o fermento e o leite açucarado, e amassando sempre, incorporam-se os ovos, um a um.
Deita-se a manteiga derretida e continua-se a trabalhar a massa, por espaço de mais  30 a 50 minutos. Deixa-se a massa num recipiente, muito bem tapada, até ao dia seguinte. Convém fazê-la na véspera à noite.
Tendo duplicado o seu volume, deita-se em formas untadas de manteiga, não devendo encher estas mais do que 1/3. Abafa-se novamente até encher a forma.
Na altura de ir para o forno, pinta-se com gema de ovo, decora-se com frutas cristalizadas e polvilha-se com açúcar pilé. Quer forno brando. Depois de cozido, convém deixá-lo arrefecer na forma.”
Não são pretensões  a mestre de culinária, nem pretensões a Guloso-Mor....é apenas mais uma curiosidade do meu livrinho, que poderá fazer as delicias dos........gulosos como eu. Resto de Domingo feliz.

1 comentário:

  1. zeparafuso,

    Muito bem.
    Li a receita atentamente, já a imprimi, mas, querido zeparafuso, deve dar uma trabalheira, mas uma trabalheira...

    Vou encher-me de coragem. Quem sabe um dia...!

    A outra? Já repeti a dose!
    Mas que coisa agradável!

    Beijinho.

    ResponderEliminar