terça-feira, 5 de julho de 2011

CRIANÇADA!!!!! VAMOS DE FÉRIAS??

Tempo de férias! Descanso!!!! Que bom!!!! Mas.....Para quem tem miúdos em casa dá para ir mostrando algumas novidades  e passar por sábio. O meu livrinho tem destas coisas.  Explique  aos “ piquenos “ que tem em casa, o que é a gravidade. É simples, mais simples que o simplex e não falha. Vejamos:
Ponha-se em pé em cima de uma cadeira, com uma bola de ténis em cada mão e estique os braços para que ambas fiquem à mesma distância do chão. Peça aos miúdos que prestem atenção e solte as bolas. Tocarão ao mesmo tempo o chão. Em seguida repita a experiência com uma bola de ténis e uma bola de pingue-pongue, sendo esta bastante mais leve que a de ténis. Pergunte-lhes qual delas chegará primeiro ao chão. A maior parte dos miúdos ( e alguns graúdos ) dirá que é a bola de ténis. Que enganados estão!!!! Chegarão ao chão exactamente ao mesmo tempo, porque a força da gravidade não depende do peso dos objectos. Se fizer esta experiência com uma bola e uma pena, os miúdos ( só ? ) aprenderão também  que os objectos menos densos caem mais devagar devido à resistência do ar.
Brincando a ensinar, chamando a atenção dos miúdos, passando por conhecedores de muitas coisas que poderão cativar a criançada ( e não só ), deixando-os a pensar que pais e avós são mesmo bons e que valerá a pena aprender com eles. Mesmo de férias há divertimento. Os “cotas” sabem.....qualquer coisita. Brincando a ensinar ficamos com toda a certeza mais satisfeitos e aprendendo os miúdos ficarão também contentes. É só experimentar e ver os resultados.

2 comentários:

  1. Bem podemos tentar que o esforço vale mesmo a pena, mas não tenhamos ilusões, não devemos tentar competir com eles no seu campo (o dos brinquedos electrónicos).
    Cumps

    ResponderEliminar
  2. é a brincar que se ensina a pequenada, penso que hoje em dia eles sentem muito a falta de companhia, os PCs estão a tornar as nossas crianças muito solitarias e egocentricas
    bjs

    6 de Julho de 2011 20:58

    ResponderEliminar