quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CURIOSIDADE....CHALADA?

Hábito Inglês que vem da.....China.
Segundo a lenda, o chá surgiu há mais de 5.000 anos, com o imperador chinês Shen Nung. Este Imperador, sendo um homem de ciência e governante sensato, ordenou que como medida sanitária, toda a água potável fosse fervida, evitando doenças. Em viagem, num belo dia de Verão, o Imperador  e seu séquito pararam para descansar num lugar onde existiam algumas árvores, para aproveitar a sua sombra.  Enquanto os servos ferviam a água para beber, caíram no caldeirão umas folhas secas de um arbusto que se encontrava perto e a água começou a ficar acastanhada. Curioso, o Imperador insistiu em provar o líquido, verificando o seu sabor agradável  e assim nasceu o hábito de beber chá.
Hábito que os ingleses importaram da China e que manteem até à actualidade. Outras pessoas de outros sítios seguindo o exemplo, ainda hoje  bebem chá, procurando fazê-lo a horas certas, lá pelo meio da tarde por questão de principio. Bebida que não passa de moda e é bom quente ou gelado. Excelente refresco.
Mas também....
De quando em vez, tome um chá com os seus fetos ou com outras plantas que gostem de acidez. Em vez de água, use chá para as regar, ou enterre folhas de chá húmidas na terra em seu redor  e verá como adquirem um aspecto luxuriante. Ás vezes mais vale tomar um chá na companhia das plantas. Ouvem-nos e não reclamam, mesmo que por vezes não tenhamos razão. Quando alguém me dizia que " quanto mais conheço as pessoas...mais gosto das plantas " , eu não entendia porquê!!!?. Perguntei diversas vezes a quem me dizia aquilo e...nada, ficava sempre sem explicação, ou a resposta era....um dia vais entender. Passei a entender.

1 comentário:

  1. zeparafuso,

    Perdoar-me-ás, mas entre tomar chá com um mangerico (leia-se planta) e um amiguito de quatro patas, prefiro este último.
    Os de duas patas por vezes...
    E mais não digo.

    Abraço, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar