terça-feira, 1 de novembro de 2011

APRENDENDO COM O MEU LIVRINHO!!!

Com o acabar do Verão e das férias, vamos passar mais tempo em casa. Com a aproximação das chuvadas  e do frio, vamos também passar mais tempo à lareira ( quem as tem ) e aproveitar o tempo para por a nossa leitura em dia. Para conservar os livros, para os manter sem bolor, aprendi que:
Os bibliotecários profissionais utilizam carvão para se verem livres do cheiro a bolor dos livros. Em casa podemos fazer o mesmo. Se a estante de livros tem portas de vidro, o ambiente torna-se ainda mais propício à formação de bolor. Para se manter os livros secos e sem cheiros, devemos colocar um ou dois pedaços de um briquete de carvão na estante.
Resultado garantido. Cheiro a bolor....”nicles”.
Mas também podemos usar como desumidificador uns briquetes de carvão.
Se tivermos um armário, sótão, ou cave  húmidos que além de poderem ser prejudicais à roupa, podem ser também prejudiciais à saúde, podemo-nos livrar da humidade com uns desumidificadores fabricados por nós. Colocamos uns briquetes de carvão dentro de latas de café ou de uns bolinhos, que compramos num qualquer supermercado ( os quilitos a mais não contam porque é por uma boa causa e também não serão assim tantos... talvez só uns gramitas ),  fazemos uns furos nas tampas e espalhamos pelas zonas mais húmidas.
Substituimos os briquetes de três em três meses e temos um desumidificador com excelentes resultados. Obra nossa e resultados visíveis. Este meu livrinho....

1 comentário:

  1. Sugestões que terei em conta para diminuir a factura de electricidade.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar