quinta-feira, 10 de maio de 2012

SABIA QUE......(11)



Um estudo que abrangeu mais de 40.000 profissionais da saúde mostrou que os homens que comiam entre 85 e 140g de peixe uma a três vezes por mês tiveram ao longo dos doze anos em que foram observados, uma probabilidade de sofrer um AIT, ( Acidente Isquémico Transitório)  ou relacionado com um coágulo, inferior em 42%. Os homens que consumiam peixe com mais frequência não reduziram o risco, o que sugere que o resultado é idêntico, qualquer que seja a quantidade. Por sua vez num estudo feito em 80.000 mulheres apurou-se que o consumo de peixe estava associado a um menor risco de AIT, ou relacionados com coágulos, responsáveis por mais de 80% dos AVC. O estudo revelou que  as mulheres que comiam  cerca de 115g de peixe quatro vezes por semana baixaram o risco em cerca de 48%.  Registaram-se também ligeiras reduções de risco  nas que comiam peixe uma vez, ou menos por semana. Outro estudo sugere que tanto os homens como as mulheres podem reduzir o risco  de sofrerem um AIT consumindo diariamente cinco  ou seis porções de legumes, fruta e sumos de citrinos.
(In Selecções Reader’s Digest)

Notinha: Um acidente isquémico transitório (AIT) é uma perturbação no funcionamento do cérebro causada por uma deficiência temporária de fornecimento de sangue ao mesmo.
Um AIT é de início súbito e geralmente dura entre 2 e 30 minutos; raramente se prolonga para além de 1 ou 2 horas. Os sintomas são variáveis em função da parte do cérebro que tenha ficado desprovida de sangue e de oxigénio

1 comentário: