domingo, 19 de agosto de 2012

CURIOSIDADE (16)


O que  aprendi hoje sobre abelhas!!!! O meu livrinho vai-me ajudando. Umas coisas ....foi recordar, outras aprender mesmo. Quem não tem instrução por aí além (uma 4ª classe, há já uns anitos) vai aprendendo até com pequenas coisas como esta que se segue.

Como funciona uma colmeia?
A maior parte da colmeia é constituída por abelhas operárias. Elas são encarregadas de trazer o néctar das flores para a fabricação do mel, dos favos e da alimentação das larvas. Na colmeia existe apenas uma abelha rainha. Ela é responsável pela reprodução, o que garante a existência do grupo. A rainha é maior que todas as outras abelhas porque é alimentada apenas com a geleia real. Os zangões são os únicos machos da colmeia e só servem para fecundar a rainha. As abelhas operárias e os zangões alimentam-se de mel e pólen.

Como o mel é feito?
As abelhas recolhem o néctar das flores e transformam-no em mel. O sabor do mel depende do tipo de flor da qual o néctar foi retirado. Os méis claros têm sabor mais suave. Os escuros, feitos a partir de flores silvestres, são mais fortes e possuem mais proteínas.

Para que serve a cera fabricada pelas abelhas?
As abelhas operárias fabricam a cera a partir de néctar e pólen. Com esse material, elas controem os favos, onde a rainha deposita seus ovos.

Por que a abelha morre ao picar uma pessoa?
A abelha operária, encarregada da protecção da colmeia, tem um ferrão com pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana. Depois de dar a ferroada, a abelha tenta escapar. Por causa das farpas, a parte posterior do abdómen, onde se localiza o ferrão, fica presa na pele da pessoas e a abelha morre. Já ao picar insectos, a abelha consegue retirar as farpas da vítima e sobrevive.

É por coisas como esta, que não me desfaço do meu livrinho, que vou lendo aos poucos.

4 comentários:

  1. e as abelhinhas são umas trabalhadoras e nós roubamos o mel do ser trabalho
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Há coisas que se aprendem até melhor na observação do que na escola. A vida ensonou-me mais do que a escola, que apenas me deu ferramentas para analisar o que experienciei.
    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo

    Pois não deves mesmo desfazer-te desse livrinho que contém ensinamentos tão curiosos.

    É claro que, duma maneira geral, todos temos "a mania" que percebemos de abelhas, colmeias, mel, cera, picadas das ditas, etc., mas os pequenos pormenores (e não menos importantes) decerto serão do desconhecimento de muitos.

    Aprendi, podes crer.

    Beijinhos

    Tétis

    ResponderEliminar
  4. Oh, que livrinho mais útil!

    As abelhas deviam servir de exemplo a muitos homens, não te parece? Quer em termos organizativos, quer no que respeita à capacidade de trabalho.

    Venham mais lições.

    Beijinho, Amigo.

    ResponderEliminar