domingo, 26 de agosto de 2012

CURIOSIDADE (17)


Existe algum animal que não bebe água?
O meu livrinho vai-me ensinando cada coisa...!!!! Nunca me passou pela cabeça que pudesse haver animais que não necessitassem de água para viverem. Como eu estava enganado.!


“O coala, mamífero existente na Austrália e América do Sul principalmente, vivem em média 14 anos, é um dos animais que não bebem água. Nos primeiros meses de vida, o filhote, que nasce pouco maior que uma abelha, vive dentro de uma bolsa (marsúpio) no abdómen  da mãe. Alimenta-se de leite e de uma secreção libertada pelo ânus materno. Quando o aparelho digestivo está formado, o coala passa a ingerir folhas, e ramos de eucalipto, chegando a consumir até um quilo destes alimentos por dia. Esses animais não bebem água porque os seus pratos favoritos contêm todo o líquido de que precisam. Outros animais, como a garça, a girafa, o rato e certas espécies de coelhos, também são capazes de retirar dos alimentos toda a água necessária para a sobrevivência.”

O coala passa 14 horas a dormir e o resto de tempo à procura de alimentos. Vive na bolsa da mãe até crescer e depois fica agarrado às costas da mãe até se tornar adulto. São animais que se encontram em vias de extinção desde quando surgiu o hábito do homem os matar para usar a sua pele.

Quem haveria de dizer que os coelhos também não necessitam de água! Já compreendo melhor o País em que vivo.

2 comentários:

  1. Olá Zeparafuso

    Pois aqui está uma curiosidade bem curiosa.

    Já conhecia a coala, mais ou menos tudo o que aqui dizes dela, mas não imaginava que não necessitasse de água, aliás sempre pensei que todos os seres vivos não pudessem passar sem esse recurso natural tão precioso.

    O último parágrafo está "divinal"!... É claro que agora entendemos bem melhor muita coisa que se passa no nosso Portugal, nomeadamente o preço que pagamos pela água, nós, os que não podemos passar sem ela pois não pertencemos à família dos leporídeos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Quase faço minhas as palavras da Tétis! Também não imaginava que houve seres vivos que sobrevivessem sem a água.
    E quanto ao último parágrafo, pois claro. Assim todos compreendemos melhor.....

    Abraço

    ResponderEliminar