domingo, 16 de setembro de 2012

CURIOSIDADE (20)...OU NÃO!


Já por diversas vezes disse que este é um “sítio” sem pretensões. Apenas serve para me divertir e publicar o que vou querendo,  conversando ao acaso, monologar ou até, desabafar. Algumas vezes poderá a minha “curiosidade” ir ao encontro de alguma outra que já tivesse sido publicada. Não é, nunca foi, nem nunca será, para fazer “concorrência” ou “comparação” com o que já foi publicado por outras pessoas. Se por acaso alguém ficar magoado, ou se sinta lesado com alguma das minhas publicações, aqui ficam as minhas desculpas.  Não quero, não gosto,  nem nunca magoarei alguém intencionalmente. A minha 4ª classe, apesar de ser muito pouca instrução, não é sinónimo de má educação.

Deixando este desabafo para trás....  ao ler o meu livrinho, encontrei “curiosidades” que vão alimentando o meu conhecimento e ao mesmo tempo me vão divertindo.  Coisas simples como as que se seguem.

Por que é que o galo canta ao amanhecer?
Quando nasce o dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O canto tem a função de assustar eventuais desafiantes e foi a forma que ele encontrou para controlar o seu território. O galinheiro tem somente um galo, porque se tivesse dois, apenas um sobreviveria à luta pela liderança.

A galinha precisa ser fecundada pelo galo para pôr ovos?
Não. A galinha põe ovos independentemente de ter sido fecundada pelo galo. Mas se o ovo for fecundado, será chocado por cerca de 20 a 22 dias e dele nascerá um pintainho. Os ovos são chocados ou pela galinha ou pela chocadeira. (equipamento que simula a humidade e a temperatura da ave mãe.)

Quando uma galinha começa a ser poedeira  e quantos ovos ela pode pôr por dia?
Elas começam a pôr com cerca de 120 dias de vida e aos dois anos a frequência vai diminuindo, até parar. A ave pode pôr cerca de 290 ovos por ano. Isso dá mais ou menos um ovo por dia, com algumas falhas no decorrer do período.

Engraçado, nunca tinha pensado nisto.  Coisas simples!.

2 comentários:

  1. zeparafuso,

    O teu desabafo deixou-me triste. Quem é que te anda a aborrecer? Será que a blogosfera se está a transformar um espaço indesejável?!

    Esquece o que quer que seja que te tenham dito, esquece.

    Pensemos na galinha e no seu marido, ou seja, o "galaró".

    Pois, pois, dois galos num galinheiro não dava bom resultado!

    E a galinha põe 290 ovos por ano? Pobrezita!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo zeparafuso

    Não imagino o que se anda a passar pela blogosfera mas parece-me que andam energias negativas a mais por aqui.

    Tu, sem eu conseguir entender porquê, colocas aqui um "desabafo", outros desistiram, disseram adeus mas também sempre "desabafando" que algo não estava bem.

    Afinal o que se passa? Olha, cada um é como cada qual, como é costume dizer-se, mas se fosse comigo eu mandava um email para a(s) pessoa(s) que me estavam a causar algum mal estar e tentava esclarecer o que quer que se passasse.

    Bem, vamos então ao galinheiro (à laia de brincadeira, mas não posso deixar de dizê-lo, muitas das vezes o mal estar começa precisamente no "galinheiro", embora deva recordar que lá não existem só galinhas, costuma haver quase sempre um galo; o problema é mesmo quando há mais do que um!...).

    Esse teu livrinho é um primor, quantas curiosidades interessantes ele contém. Das três curiosidades que aqui colocaste, apenas conhecia a segunda. Não imaginava porque é que o galo canta ao amanhecer, no fundo será também para marcar o território, como muitas outras espécies animais. Também desconhecia a quantidade enorme que uma pobre galinha põe num ano... isso é que é produtividade!...

    Vá, amigo zeparafuso, não ligues ao que quer que seja que te causou mal estar. Afinal isto é tudo virtual, já pensaste nisso? E por isso mesmo, há sempre quem goste de andar por aqui a picar, a envenenar... não entendo qual o prazer mas o ser humano é mesmo assim, mau e mesquinho.

    E venham lá mais curiosidades com as quais muito aprendemos porque o saber não ocupa lugar, não é verdade?

    Beijinhos

    ResponderEliminar