quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DIA MUNDIAL DO DIABETES




14 DE NOVEMBRO DE 2012

O símbolo global do diabetes é o círculo azul. Criado como parte da campanha mundial de Unidos pelo Diabetes”, foi adoptado em 2007. O círculo simboliza a vida e a saúde, e o azul reflecte o céu que une todas as nações. A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença em todas as nações.
Diabetes é uma doença  caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue.  A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Excesso de sono , problemas de cansaço e problemas físicos-tácticos em efectuar as tarefas desejadas, são alguns dos sintomas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. A diabetes  é uma doença cronica, sem cura por tratamentos convencionais
É extremamente importante a educação do paciente, o acompanhamento de sua dieta, exercícios físicos, monitoração própria de seus níveis de glicose, com o objectivo de manter os níveis de glicose a longo e curto prazo adequados. Recomenda-se manter um peso saudável, e ter no mínimo 3 horas de exercício por semana, não ingerir muita gordura, e comer uma boa quantidade de fibras e grãos.
(Fonte wikipedia)

Vamos passar a alimentar-nos melhor?  Vamos evitar, dentro do possível, o diabetes.


Sem comentários:

Enviar um comentário