segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FUGA COM VISTA PARA O MAR

Foto C.Tiago
O mar que tantas vidas leva, também é o ganha pão de muitas famílias. Encontrei no meu baú, esta fotografia com apenas um ano, uma das muitas enviadas por C.Tiago, que faz o favor de ser meu amigo. Numa altura de crise, em que o governo se prepara, não será a melhor palavra para definir o que vou dizer, para tirar direitos adquiridos pelos Portugueses, ao longo destes 37 anos, direitos que em 25 de Abril de um ano longínquo, quase no esquecimento das pessoas mesmo daqueles que ainda são vivos e se vangloriam de terem ajudado a mudar um regime que não agradava a ninguém, pergunto-me para que serviu tanto risco, pessoas sujeitas, a se corresse mal o golpe de estado, serem presas, encarceradas num forte como a fotografia mostra. Este forte que tem história, foi daqui que fugiu Álvaro Cunhal e mais dez, deixem-me dizer assim porque na altura á boca fechada dizia-se que tinha fugido a equipa de futebol do G.D.P. Este forte onde o Mar bate com violência em dias de temporal, como se vê na fotografia é também o ganha pão da maioria das famílias que vivem nesta cidade. Aqui não se semeia para colher no final da época, aqui vive-se com o que o Mar deixa os pescadores trazerem para terra. Isto a propósito de o nosso governo se deixar embalar pela conversa de Bruxelas ( que se calhar percebem mais de agricultura , por exemplo couves ) e ir concordando com a redução do pescado. Nesta cidade, que em tempos teve oitenta (80) traineiras tem neste momento 7 ou 8 . Vem isto  tudo  por ser uma cidade que frequento bastante, onde passei o meu fim de ano e onde tenho amizades. Cidade que provavelmente irá um dia viver do turismo, mostrando como era a pesca de cerco, se entretanto os governos não lhe tirarem isso também. Cidade que, na minha opinião, sem ofensa para as outras cidades e vilas que também vivem do Mar, tem a melhor sardinha do País. Cidade onde eu vou sempre que posso. Cidade que me dá o Hotel mais Ocidental da Europa, onde gosto de estar a contemplar o Mar e a ver as embarcações ( as que restam ) saírem para a faina. Sei que não é um bom começo de ano, mas não é por mal, porque mal vai realmente começar o ano por termos quem temos na governação. Só um reparo, digo Álvaro Cunhal e mais dez, por este ser o politico mais carismático nesta fuga, mas poderia dizer José Alves e mais dez, talvez até ficasse melhor, porque não sendo comunista, pelo menos militante, foi o guarda prisional que lhes facilitou a fuga.

4 comentários:

  1. Mas que bonito que está o blog. Sinto-me a planar por cima das nuvens!
    Peniche é também um dos meus locais de eleição. Ainda não há muito tempo fui até lá e, como quase sempre, passei pelo Forte que ficará para a História como simbolo da coragem de um punhado de Homens que lutaram, sofreram, por um Portugal melhor, por um País mais justo.
    Terá valido a pena? Em termos práticos abstenho-me de ajuizar (será necessário?!), em termos de sonho sim, valeu.
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  2. estou de acordo com tudo o que dizes, como também o que disseste no meu cantinho, também sinto raiva, agonia tristeza desilusão de ver como este país ou o mundo se está a tornar, sinto tristeza de ver as nossas crianças sem futuro, de as ver tão abandonadas de amor pela vida agitada da maioria do pais, mas repara como o mundo está, quem faz o mundo ? somos nós o mundo é resultado da nossa forma de actuar, j+a não transmitimos os valores aos nossos filhos, eles já não sabem pedir desculpa, agradecer, deixar um idoso se sentar num autocarro e levantarem-se. entendes o que quero dizer... não podemos mudar o mundo mas cada um de nós se mudar a estrutura do pensamento tornamos a nossa vida e a dos que estão junto de nós mais facíl, se eu não tiver por exemplo emprego, se me puser a chorar se me puser a dizer a dizer que o culpa é do governo dos vizinhos sei lá de que se achar que não valho nada bem mais dificíl fica a minha vida e a dos outros, mas se tiver uma postura positiva de acordar de manhã palmilhar procurar emprego até posso não encontrar mas pelo menos não dei cabo também da vida dos que amo, acho que mesmo no que esta mal na nossa vida precisamos de a enfrentar com fé com força interior, não sei se é o certo ou errado é só o meu sentimento.
    obrigado por seres sempre verdadeiro nos comentários
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Volto por duas razões: primeira (e principal) para te agradecer por me estares a Seguir. Foi um enorme prazer ver-te pelo Crónicas.
    Depois, porque quando comentei o post acabei por me esquecer de te perguntar qual o Hotel que referes como sendo o mais Ocidental da Europa. Não penses que a pergunta é feita com ironia, nada disso, é que não sei mesmo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Meu Amigo
    Ao olhar esta foto belissima pela sua força, quero pensar verdadeiramente que "depois da tempestade vem a bonança"...Não podemos (nem devemos) começar o ano já derrotados!
    Já há muitos anos não vou a Peniche...mas lembra-me de um almoço com um peixe muito fresquinho, num restaurante mesmo à beira-mar...no tempo dos dias felizes! E porque não hão-de voltar??
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar