quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CURIOSIDADE - BALÃO

Com a aproximação do Carnaval, o que não vai faltar são balões de todas as cores a enfeitar as colectividades onde vai haver bailação. Para além das brincadeiras de mau gosto, como balões cheios de água, atirados às pessoas que estão descançadinhas da vida e acabam todas molhadas e danadas, há outras utilidades para estes mesmos balões.Pois!! Podem ser usados, ou aproveitados, de forma educativa. No livrinho que achei no meu baú e que ainda não guardei pode ler-se que : “ Se gosta de originalidade, faça os convites para a festa de anos do seu filho enchendo vários balões e aperte-os sem lhes dar um nó. Com uma caneta de feltro de cor contrastante, escreva o texto do convite nos balões. Quando a tinta estiver seca, esvazie-os. Coloque os balões em envelopes e distribua-os. Para conseguirem lê-los os convidados terão de os encher.”
Ou ainda: “ Uma experiência que lhe permitirá mostrar aos seus filhos e electricidade estática em acção: esvazie uma embalagem de gelatina em pó sem sabor sobre uma folha de papel. Encha um balão, esfregue-o numa camisola de lã e segure-o a cerca de 3cm da gelatina em pó. As partículas de gelatina subirão em arco em direcção ao balão.  Os electrões com uma ligeira carga negativa ( electricidade estática acumulada no balão ) atraem os protões positivos da gelatina em pó. “
Depois disto tudo ainda pode afastar visitantes indesejáveis no seu jardim!!!  Os balões que sobrarem dos festejos ou que não foram usados, pode sempre transformá-los em espantalhos para o jardim. Corte-os em tiras compridas e pendure-as em estacas à volta dos canteiros ou de alguma plantação horticula para assustar os pássaros e os coelhos. “
Além de ficar com um jardim muito mais colorido, serve realmente para afugentar os indesejáveis. É só experimentar e constatar os resultados. Sem coelhos ( animais, não o outro ) e sem passarada ( aves a sério e não os aproveitadores ) é ver as plantações frutificarem.

4 comentários:

  1. No teu baú existem ideias sensacionais , coisas simples interessantes e que podem ser divididas com os miudos que parece cada vez mais afastados da vida do adultos em prol das maquinas
    Bj

    ResponderEliminar
  2. As maravilhas que o teu baú encerra, e mais, as coisas que nos ensina!
    Achas que os visitantes indesejáveis têm medo dos balões?! Mesmo que estejam em tiras? Hum?! Tenho dúvida!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. vim ver se tinhas novidades
    deixo um bj

    ResponderEliminar
  4. Boas ideias para um objecto tantas vezes deitado para o lixo após as festas.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar