terça-feira, 22 de março de 2011

CURIOSIDADE DO MEU BAÚ

Sabia que... Os  grãos de café crescem em árvores que chegam a atingir uma altura de 6m, mas que os agricultores podam-nas de forma a que estas não ultrapassem os 2m, para facilitar a colheita e estimular uma maior produção de bagas. O primeiro sinal visível da maturação do cafezeiro é o aparecimento de pequenas flores brancas que enchem o ar com um aroma semelhante ao do jasmim e da laranja. A árvore madura produz bagas ovaladas e do tamanho de uma cereja, que encerram dois grãos de café. Uma árvore produz cerca de 450grs de café por época. São precisas 2.000 bagas para obter 450grs de café.
Desodorize o congelador. Livre-se dos maus cheiros a comida estragada no congelador. Encha duas taças com borras de café ou com café moído e coloque-as no congelador, de um dia para o outro. Se quer um aroma perfumado, deite umas gotas de essência de baunilha no café.
Se é pescador...... Uma chávena de borras de café mantém vivas e a contorcerem-se durante todo o dia, as minhocas que vai utilizar como isco para a pesca. Misture as borras com a terra da lata onde vai guardar as minhocas. Estes bichos, dizem os entendidos, gostam tanto de café como nós e os nutrientes das borras mantêm-nas vivas durante mais tempo.
Aprendi a manter vivo  o isco com o meu livrinho, que vai tendo coisas engraçadas e de utilidade, que aplicadas, na maioria das vezes resulta
Agora com a aproximação do Verão uma dica para aqueles/as que trabalham para o bronze....é sempre bom ter um borrifador reciclado cheio de água por perto quando o calor aperta. Refresque-se durante e depois do exercício físico, ou na praia. Também podem aproveitar a dica para se refrescarem durante um engarrafamento de trânsito ( nesta situação, juntem-lhe uma boa dose de paciência).

4 comentários:

  1. Sou mais simplista: o café tem que ser forte, aromático e na minha chávena...

    Mas realço a importância para manter vivas as minhocas...

    lol

    ResponderEliminar
  2. Minhoca mais exigente!...
    Cafézinho na chávena, forte, etc. Não quer mais nada? Que tal umas natas?

    Desculpa zeparafuso, mas estas exigências enervam-me! Uf, ...

    Espero, desejo, peço, (nem que seja com uma cunha) para esse teu baú não tenha fundo.

    Não é que se aprende umas coisas?!

    Desculpa, não percebi bem uma coisa. Como é que faço, na fila de trânsito, a trabalhar para o bronze? Faço uma máscara com as borrinhas do café do pequeno almoço?

    Boa ideia, sim senhor!

    Chegava mais depressa à praia, de certeza!!!

    Obrigada, zeparafuso.

    ResponderEliminar
  3. Olá, boa noite
    Desculpa eu ir entrando assim ser convidada...
    Mas agora já estou cá dentro.
    Gostei deste blog. Variado, interessante, ao meu gosto!
    Este último post, sobre o café, já valeu a minha entrada aqui. Aprendi uma data de coisas sobre o dito, e muito em breve vou experimentar essa de "perfumar" o congelador.
    Eu adoro café, mas acho que isso é mais que comum...

    Vou fazer-me tua seguidora. Se quiseres fazer o mesmo dar-me-ás muito prazer.

    Uma noite boa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Há sempre uns truques úteis que desconhecemos. Vou aproveitar o do congelador.
    Cumps

    ResponderEliminar