quinta-feira, 14 de abril de 2011

CURIOSIDADE....MAIS UMA

Com o Verão a chegar, vá-se prevenindo para as férias. Para quem está a pensar fazer umas férias  em  zonas quentes, aqui vai mais um conselho do meu livrinho:
Para alivio rápido do calor provocado pelas queimaduras solares, embeba pedaços de gaze ou algodão numa mistura de 1 copo de água com 4 colheres de sopa de bicabornato de sódio e aplique sobre a área afectada. 
Mas também....Para as queimaduras mais graves nas pernas ou no tronco, ou para aliviar a comichão provocada pela varicela, tome um banho quente ao qual deve adicionar  ½  embalagem de bicabornato de sódio enquanto a banheira enche.
Ou ainda.....Para aliviar o ardor do barbear , embeba um algodão numa solução de 1 colher de sopa de bicabornato de sódio para 1 copo de água e aplique no rosto.
Se tiver o bicarbonato de sódio há já algum tempo guardado na sua dispensa e não sabe se o prazo de validade já foi ou não ultrapassado, poderá certificar-se facilmente , misturando algumas gotas de vinagre ou sumo de limão com 1 colher de café de bicarbonato de sódio, se não fizer efervescência, o bicarbonato já não está no activo e convém deitá-lo fora. Uma  embalagem deste produto  tem uma durabilidade média de 18 meses, aberta não ultrapassa os 6 meses.  O bicarbonato de sódio tem  tantas utilidades, serve para tantas coisas, que nem imaginamos. Devíamos ter sempre por perto um saco de bicarbonato, evitávamos alguns dissabores.

1 comentário:

  1. Bom dia, Zeparafuso
    Ignorava essas utilizações para o bicarnonato de cálcio.
    Por acaso (ou não...) é uma coisa que tenho sempre em casa. Eu uso-o (e por isso tenho sempre) para limpar o interior do frigofífico e da arca congeladora. Deixa tudo desinfetado (sem "c", c/acordo ortrográfico...)e a cheirar a limpeza. Também é bom para combater a azia.
    Enfim, tem mil e uma utilizações.

    Resto de boa semana. Beijinhos

    ResponderEliminar