domingo, 27 de março de 2011

SELOS

A propósito de selos. Quem não está habituado a estas coisas, quem não sabe como se atribui um selo, estes mimos sensibilizam. Vem isto a propósito do selo atribuído por Teresa Santos, em miminho, que fez o favor de me mostrar que na blogoesfera também se pode fazer amizade, mesmo que virtual. Correndo o risco de ser repetitivo, para quem começou a botar " faladura " na blogoesfera, para desabafar, esperando ser só isso mesmo, desabafo, ver atribuído um selo é obra! Sendo eu um sentimentalão, imaginem como fiquei! Sem reacção, sem palavras, enfim quase com uma lágrima ao canto do olho. Isto porque, falando abertamente, a informática para mim, ainda é novidade e não sei muito bem como funciona. Não sei sequer por o selo na margem do blog, ando às voltas e não sai nada. Vou tentar até conseguir. Será mais uma vitória de um iletrado, cujo dicionário, curto, não tem a palavra desistir. Vamos ver. Obrigado Teresa.

sexta-feira, 25 de março de 2011

SEM NEXO

Já por diversas vezes disse que não sou político ou talvez seja melhor dizer que a minha politica é, tem sido, o trabalho. Sei o que é bom para os trabalhadores e o que não serve. Sei que a queda deste PM peca por tardia.  Sei que já não me podem tirar mais nada,   já estou  “ descalço “  há uns tempos.  Agora,  só se me tirarem a pele. Não quero com isto dizer que fiquemos melhor com Passos Coelho ou com algum dos outros Presidentes ou Secretários de partido ( partido já eu estou há muito tempo ). Se calhar,  teremos que ter alguém de fora a controlar os ganhos, a controlar aquilo que os governantes (?) deveriam ter feito e não fizeram, a controlar porque é que se produz tão pouco. É triste termos alguém de fora, mas este governo a isso nos obriga. Parecerá que no MEU País, não há gente competente para nos governar. Pois não haverá, enquanto as pessoas forem interesseiras, enquanto não houver ninguém que ache ser um dever cívico e não um lugar interesseiro de promoção e de “ pamporra “ ( os africanos - os que por lá passaram - saberão o que isto quererá dizer ). Pois que venha o FMI ou outra qualquer entidade, a mim não me irá fazer grande  mal. Se já não podia comprar  aquilo que necessito, continuo a não poder, portanto pior não ficarei. Aquilo que de fora poderá vir, poderá controlar melhor as despesas do estado, poderá fazer com que os senhores que se vão servindo do governo, do povo, deixem de o fazer. O PM que agora nos deixa ( sem saudades ) e que acusa a oposição de nos atirar para esta crise politica é o mesmo que prometeu 150.000 empregos, oportunidades aos jovens licenciados e o mesmo que atirou 800.000 trabalhadores para o “ olho da rua “, ou seja desemprego. Sacode a água do capote, conseguiu enganar alguns cidadãos, mas foi difícil enganar todos. O único caminho a seguir era a demissão, que como digo no inicio, só peca por tardia. Isto foi um desabafo, um debitar palavras quase sem sentido, mas sentindo que estamos cada vez pior, enquanto os senhores que fingem que nos governam se vão pavoneando. Desabafei. Há dias assim.

terça-feira, 22 de março de 2011

CURIOSIDADE DO MEU BAÚ

Sabia que... Os  grãos de café crescem em árvores que chegam a atingir uma altura de 6m, mas que os agricultores podam-nas de forma a que estas não ultrapassem os 2m, para facilitar a colheita e estimular uma maior produção de bagas. O primeiro sinal visível da maturação do cafezeiro é o aparecimento de pequenas flores brancas que enchem o ar com um aroma semelhante ao do jasmim e da laranja. A árvore madura produz bagas ovaladas e do tamanho de uma cereja, que encerram dois grãos de café. Uma árvore produz cerca de 450grs de café por época. São precisas 2.000 bagas para obter 450grs de café.
Desodorize o congelador. Livre-se dos maus cheiros a comida estragada no congelador. Encha duas taças com borras de café ou com café moído e coloque-as no congelador, de um dia para o outro. Se quer um aroma perfumado, deite umas gotas de essência de baunilha no café.
Se é pescador...... Uma chávena de borras de café mantém vivas e a contorcerem-se durante todo o dia, as minhocas que vai utilizar como isco para a pesca. Misture as borras com a terra da lata onde vai guardar as minhocas. Estes bichos, dizem os entendidos, gostam tanto de café como nós e os nutrientes das borras mantêm-nas vivas durante mais tempo.
Aprendi a manter vivo  o isco com o meu livrinho, que vai tendo coisas engraçadas e de utilidade, que aplicadas, na maioria das vezes resulta
Agora com a aproximação do Verão uma dica para aqueles/as que trabalham para o bronze....é sempre bom ter um borrifador reciclado cheio de água por perto quando o calor aperta. Refresque-se durante e depois do exercício físico, ou na praia. Também podem aproveitar a dica para se refrescarem durante um engarrafamento de trânsito ( nesta situação, juntem-lhe uma boa dose de paciência).

segunda-feira, 21 de março de 2011

O MITO

21 de Março do 1960, em São Paulo, Brasil, nascia o que para mim foi o maior piloto de todos os tempos. Refiro-me a Ayrton Senna da Silva, o homem que viveu para correr. O homem que na minha opinião esteve perto da perfeição, como piloto de F1. Faria hoje 51 anos de idade.  Desapareceu a 1 de Maio de 1994, em Imola, curiosamente no dia do Trabalhador. Morreu a trabalhar, naquilo que era a sua profissão, piloto de F1.  O piloto que não sairá da memória de quem teve o prazer de o ver correr.  Já lá vão 17 anos. Para além do piloto, Senna como homem era também grande, ajudando no anonimato instituições como “ Saúde sem limites ” ou a creche de “ Santa Teresinha ”.  Este post serve só para recordar ou assinalar mais um aniversário do piloto e do Homem que Senna foi.

"Os ricos não podem mais viver numa ilha rodeada por um mar de pobreza. Nós respiramos, todos, o mesmo ar. Devemos dar a cada um, uma chance, ao menos uma chance fundamental." (Ayrton Senna)

sexta-feira, 18 de março de 2011

O BENFICA EM PARIS

 Benfica em Paris, de férias? Parecia isso, felizmente corrigiram a tempo. O meu Benfica passou na eliminatória uefeira. Parabéns ao Benfica. Não me interessa só o modo como se ganha, interessa-me ganhar e convencer que somos os melhores. Exigir muito? Não, não me parece. A este Benfica pode-se exigir, mas com outro treinador. Não acho que Jesus seja treinador para o Benfica.  Jesus será um treinador para equipas que pretendam jogar para a Europa ( Braga, Marítimo, Guimarães, Nacional e outros, sem desprimor para nenhum deles ), não para treinar uma equipa campeã, que joga sempre para ganhar todos os torneios onde participa.  Tem jogadores excelentes e veja-se o mau inicio de época. Se fiquei satisfeito com a passagem aos quartos de final?  Claro que sim!!! Mas isto não invalida que o Benfica com outro treinador fizesse mais e melhor. Não nos podemos esquecer que no meio dos dois jogos com o PSG, tivemos o Portimonense. Jesus terá aprendido alguma coisa?  Veremos nos próximos , jogos. Eu continuo a não acreditar em Jesus ( treinador do Benfica ) e gostava de não ter razão, gostava de poder acreditar, mas para mal dos meus pecados e do meu  coração este Jesus não é capaz de me alegrar. Como se diz na minha terra “ Canta bem mas não me alegra “.

sexta-feira, 11 de março de 2011

SAÚDE.....TÃO ARREDADA ANDAS.

A única coisa neste post que é meu é o título, todo o resto da mensagem, que recebi a 9 de Março e demorei até agora a pensar se deveria publicar ou não,  é de Carlos Tiago que por ser meu amigo, merece que se divulgue o que se está a passar em Peniche, cidade que frequento assiduamente.

Hoje vieram buscar o resto do equipamento do Bloco Operatório, mesas operatórias inclusive para irem para o hospital de Alcobaça, onde foram feitas obras no Bloco Operatório para aí ser centralizada a Cirurgia de Ambulatório ( num edifício que pertence às Misericórdias).

As tais prometidas obras para Março irão pela certa começar pela destruição do Bloco para o transformar logo em enfermarias para C.C. para não haver volta a dar.

Quando a Ministra da Saúde veio a Peniche em Março de 2010 foi-lhe assegurado que o Bloco não seria mexido, seria para reactivar.
Ouviu quem esteve na apresentação à Ministra do plano de obras (projecto "Farinha")

Tendo em conta que o Bloco de Peniche era o mais recente e o que detinha melhores condições estruturais do CHON (segurança do doentes inclusive) e onde se havia feito renovação recente do Sistema de ar condicionado que custou muito €  e tendo em conta que os vencimentos dos Funcionários Públicos foram reduzidos para diminuir o défice, com esbanjamentos destes ainda serão mais reduzidos.

Alcobaça merece um hospitalzinho novo de raiz da mesma dimensão que o de Peniche detinha antes, porque se souberam impor e têm peso político (o argumento usado para o desmantelamento do hospital de Peniche, não é válido para o de Alcobaça)

Caldas da Rainha  irá finalmente realizar o seu sonho e transformar Peniche na sua ETAR. que também merecem.

O laboratório  do hospital de Peniche é para fechar (assegurado pelo D. Clínico), para centralizar tudo em Caldas, sempre poupam alguns euros em pessoal técnico, que se irão gastar em motoristas e gasóleo, e o SUB da "cidade" de Peniche irá ter o laboratório mais próximo
a 30 Km e provavelmente até irá ser assegurado só por médicos contratados de empresas, sem qualquer controle de qualidade, como já aconteceu.

Aqui fica o registo, sentido ou de revolta, como queiram,  deste meu amigo e Penicheiro de gema.  Assim se  " cumpre " a palavra dada pela ministra. Chamamos a isto o quê? Gente de palavra? Para não aplicar um termo mais carregado. Estará a ministra à espera que os cidadãos vão desaparecendo? Vamos esperar para ver resultados.

segunda-feira, 7 de março de 2011

MÃE

A todas as Mães!!! A todas as Mães que tiveram filhos numa guerra sem jeito, aliás, como todas as guerras são sem jeito. A todas as Mães corajosas que tiveram os seus filhos numa guerra sem jeito e algumas, que ainda hoje fazem companhia aos seus filhos, viram estes chegar estropiados, outras que não viram os seus filhos chegar, outras ainda, mais felizes  mas não menos corajosas, viram os seus filhos chegar ilesos, caso da minha.  Para todas elas, esta melodia do conjunto Oliveira Muge, cujo vocalista era o Policarpo, que muitos de nós adoptamos como se fosse um hino. Bem hajam todas as Mães deste País. Bem hajam todas as Mães do Mundo, independentemente da cor ou credo. A todas elas presto a minha Homenagem.

quarta-feira, 2 de março de 2011

NÃO DEVIA ACONTECER

Li  no  Correio da Manhã, qualquer coisa de insólito, qualquer coisa que não esperava pudesse acontecer no Meu País. A noticia dizia que um jovem apaixonado de 19 anos, tinha pintado uma declaração de amor dedicada à sua amada no muro da escola, em 2008. Três anos depois, na passada quarta feira (23), por não ter pago a  multa de 312 € a que tinha sido condenado, acabou na prisão a cumprir uma pena de 69 dias.  Isto acontece depois de o jovem ter limpo a pintura do muro da escola. Até aqui nada de anormal se passou, prevaricou, foi condenado . Não pagou a multa por falta de dinheiro, o que vem sendo normal num país com tantos desempregados e com tendência a aumentarem. O insólito começa quando é perguntado se a prisão poderia ser paga com trabalho comunitário e é respondido que não.  Equivale isto a dizer que  o jovem foi condenado a prisão efectiva.  Ora isto num país, em que “passadores “ de droga vão a tribunal e são postos em liberdade, aguardando por julgamento, num país em que crimes económicos ficam impunes, num país que deixa andar durante treze anos um suspeito de rapto à solta, é um país que manda para a cadeia um jovem, hoje com 22 anos, sujeitando-o a todos os vícios que as prisões têm. É um país que está a criar mais um delinquente. Se o jovem não for suficientemente forte, se não tiver uma personalidade forte, poderá enveredar pela delinquência. Creio que não é isto que a justiça pretende, mas é  o que pode acontecer. Na situação deste jovem, independentemente da lei, deveria ser permitido pagar a dívida à sociedade, uma vez que foi condenado, com trabalho comunitário. Se assim não for poderemos estar a perder um jovem, poderá o estado ter contribuído para a perca deste jovem. Que moralidade poderá ter um estado assim? Que poderá exigir dos seus cidadãos um estado que não olha por eles? Queremos um país onde nem a justiça se aproveita? Estou indignado! Não é isto que quero para o futuro do Meu País!!!