segunda-feira, 6 de agosto de 2012

RIVALIDADE OU AMIZADE????


 A propósito de Amigos e amizade, recebi, já há algum tempo uma mensagem que contava uma história que nem todos conhecem ou pelo menos conheciam e  dizia mais ou menos isto:
“ Mesmo quem nunca visitou a Espanha é conhecedor da rivalidade entre Catalães e Madrilenos, dado que os Catalães lutam pela autonomia numa Espanha dominada por Madrid.  Por questões políticas,  em 1984,  Carreras e Domingo tornaram-se “inimigos”. Sempre muito solicitados em todo o Mundo, ambos faziam questão de exigir nos seus contractos, que só actuariam se o adversário na fosse convidado. Em 1987, apareceu a Carreras um inimigo muito mais implacável que o rival. Carreras foi surpreendido por um diagnóstico terrível: Leucemia. A sua luta contra o cancro foi muito difícil e onerosa. Submeteu-se a diversos tratamentos, a um transplante de medula óssea, além de uma mudança de sangue, que o obrigava a viajar mensalmente para os EUA. Nestas circunstâncias, não podia trabalhar e apesar de ser dono de uma razoável fortuna, os elevadíssimos custos das viagens e tratamentos delapidaram as suas finanças.  Nesta altura tem conhecimento de uma fundação em Madrid, cuja finalidade era apoiar os doentes com Leucemia. Graças ao apoio da fundação “Formosa”, Carreras venceu a doença e pode voltar a cantar. Resolveu Associar-se à fundação.  Ao ler os seus estatutos, descobre que o seu fundador, maior colaborador e presidente da fundação, era Plácido Domingo.  Depressa soube que a fundação tinha sido criada para o ajudar e que Domingo se tinha mantido no anonimato para que ele não se sentisse humilhado ao aceitar o auxilio do seu “inimigo”. Mas, o mais comovente foi o encontro entre ambos.  Uma actuação de Plácido Domingo em Madrid, foi interrompida por Carreras, que subiu ao palco, ajoelhou-se aos pés de Plácido, pedindo-lhe desculpas e agradecendo publicamente a ajuda . Domingo ajudou-o a levantar-se e com um forte abraço, selaram o início de uma bela amizade.
Mais tarde perguntaram a Plácido Domingo, porque criara a fundação “ Formosa”, num gesto que além de ajudar um “inimigo”, ajudara também o único artista que poderia fazer-lhe concorrência. A resposta foi curta e definitiva:
- Porque uma voz como aquela não podia perder-se.”

Era para ter sido publicada no dia do Amigo, não foi! É hoje, porque todos os dias são dias do Amigo!!! Dos verdadeiros Amigos! Bem hajam!!!

3 comentários:

  1. Esta eu não conhecia mas merece ser conhecida.
    Abraço do Zé

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé,
    ao ler uma mensagem desta como poderia eu, não
    levantar mais alta a minha bandeira pelo o amor? Para mim o amor, é muito maior que qualquer outra coisa.

    Ali a amizade foi coberta de uma distinção colossal.Que bela mensagem.

    Amei teu comentário.
    Obrigada!
    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Zé.
    Teus comentários estão por lá.
    Gostei da visita, gostei das palavras.Você é um querido.
    Obrigada.

    Bjão

    ResponderEliminar