segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ERA BOM, MAS.....


 Hoje mandaram-me 2 receitas, conhecidas de toda a gente.    Nome comum:    MOLOTOV
Uma fui ....... logo experimentar (porque gosto muito), tirei como se costuma dizer “a barriguinha de misérias”. Estava óptimo! Diria “bóptimo”, ahahaha!!! Mais que bom e ainda melhor que óptimo. Acabou pouco tempo depois. Foi assim:

Ingredientes para  6 pessoas
Margarina                                                                        
8 claras
230 g de açúcar
caramelo líquido
amêndoa torrada em lâminas

Para o creme de ovos:
200 g de açúcar
raspa da casca de limão
1,5 dl de água
8 gemas
Preparação
Ligue o forno e regule-o para os 220°C.
Unte muito bem uma forma de buraco com 26 cm de diâmetro com Margarina.
Bata as claras com a batedeira. Quando estiverem em espuma vá adicionando o açúcar, sem parar de bater até obter um merengue bem espesso. Junte caramelo líquido envolvendo-o delicadamente nas claras até obter a cor pretendida.
Deite o preparado na forma e leve ao forno, que já deve estar na temperatura indicada. Coloque a forma na posição inferior do forno, e deixe cozer durante 10 minutos.
Entretanto coloque o açúcar numa taça de vidro que possa ir ao microondas, junte a raspa da casca de limão e a água a ferver e mexa até dissolver o açúcar. Leve ao microondas durante 2 minutos na potência máxima, mexendo a meio do tempo.

Noutra taça de vidro, desfaça as gemas com uma vara de arames, junte-lhes a calda de açúcar em fio, mexendo sempre. Leve a mistura ao microondas mais 2 minutos na potência máxima, mexendo energicamente com a vara de 30 em 30 segundos. Se achar necessário prolongue o tempo de microondas, 30 segundos de cada vez e mexendo sempre nos intervalos até o creme de ovos estar na consistência pretendida. 
Passados os 10 minutos de cozedura, retire do forno e vire a forma sobre o prato onde vai servir e deixe o pudim cair.
Deixe arrefecer um pouco, regue com o doce de ovos e polvilhe com as lâminas de amêndoa.

Estava realmente divinal. Claro que a seguir,  tive que fazer um esforço suplementar para me ajudar a queimar as calorias. Ah! Mas soube tão bem!

A outra não me vou dar ao trabalho de a confeccionar, apenas dizer que:

O nome deriva de um diplomata soviéticoVyacheslav Mikhailovich Molotov. Esse nome foi atribuído, por ironia, pelos finlandeses durante a invasão da Finlândia pela União Soviética na Guerra de Inverno em 1939

Apenas por curiosidade.

1 comentário:

  1. Isso vai bem com um bom branquinho do Douro, pois então.....

    Mas engorda, está bem!

    Abraço
    (Tens andado desaparecido)

    ResponderEliminar