quarta-feira, 18 de agosto de 2010

FOGOS

Incêndio florestal, é todo o fogo sem controlo que incide sobre qualquer forma de vegetação. Portugal tem sido um país fustigado pelos incêndios, quer de forma acidental, quer de forma criminosa. Para ambas as situações há solução ! No primeiro caso - forma acidental - é evitável, não por completo, mas muito reduzida se houvesse mais vigilância e limpeza das florestas. Limpeza feita não só no Verão, mas também na Primavera ou até antes. No que diz respeito às florestas estatais ( como o Gerês ), basta em vez de 5 ou 6 vigilantes, porem os militares a vigiar e a limpar as florestas, as despesas não subiriam, pois os militares já são contemplados no OGE e o que começavam a fazer era a trabalhar, até, e porque não, gastando algum dinheiro e pondo desempregados a limpar as florestas estatais ? Cito só isto como exemplo, ou opinião minha, se quiserem, mas em vez de chamarem os militares só quando os Bombeiros já estão desgastados, já trabalham há mais de 48 horas sem descanso, exaustos até ao limite, em defesa dos outros, ou até terem morrido, são chamados os militares, vêm os ministros dizer que estamos em altura de unir forças, que os Bombeiros, têm sido exemplares, disse o ministro alguma coisa que não saibamos. Que os Bombeiros são exemplares com elevado espírito de abnegação, defendem pessoas e bens, por vezes até á morte, são Heróis! Mas que interessa este palavreado todo, se continuam a ser queimados Bombeiros, se continuam a morrer Bombeiros ? Não seria bem melhor, se em vez destes elogios do ministro, os Bombeiros fossem chamados menos vezes e não morresse ninguém !? Por acaso estarão os Bombeiros, queimados ou que morreram interessados nos elogios do ministro ? Não estariam melhor se não houvesse queimados nem mortos ? Não interessaria muito mais se os fogos fossem evitados ? Não interessaria esta situação muito mais que os elogios do ministro ? Claro que saberá sempre bem ouvir elogios, ver o nosso trabalho reconhecido. Levanta a moral, mas não levanta os mortos.
No segundo caso - mão criminosa - também seria bem mais reduzida, se os militares fossem chamados a limpar as matas, o pirómano, pensaria se teria alguma compensação em largar fogo ! Já não seria tão fácil. Apanhado em flagrante, castigo severo, pena de prisão efectiva nunca inferior, por exemplo a 15 anos, sem amnistias pelo caminho. Ainda hoje ouvi uma noticia, que um individuo foi apanhado em flagrante e aguardava julgamento por crime igual, cometido em 2008 ou 2009. Não é admissível este tipo de situação. Um pirómano que antes de ser julgado pelo primeiro crime já está a cometer outro incêndio. Isto acontece no pais onde vivo, a que chamo meu com orgulho e onde os ministros teimam em dizer que é um pais seguro. Seguro com criminosos à solta ? Seguro com criminosos com antecedentes à solta ? Que raio de segurança é esta ? Enquanto os afegãos são umas bestas, matam por tudo e por nada, nós deixamos os criminosos à solta. Olhem só o contraste ! Os afegãos que por adultério apedrejam o casal prevaricador até à morte e são condenados por todo o mundo ocidental e um país que deixa pirómanos à solta. Nem oito nem oitenta. Mas os pirómanos têm que ter castigo exemplar. Não podem ficar impunes. Nestes últimos fogos com aldeias em perigo, pessoas em perigo e que ficaram sem os seus bens... bens acumulados uma vida inteira. É forçoso que o pirómano seja castigado duramente, para não ouvirmos nos noticiários frases como " Gosto de ver o efeito do fogo e o trabalho dos Bombeiros " . Isto tem que acabar. Não podemos ouvir frases como esta e deixar quem as profere impune. Quando houver algum fogo tem que ser acidental, não poderá ser fogo posto por mão criminosa. Espero, faço votos, para que até ao final do Verão tenham acabado os fogos de origem criminosa. Espero que nos anos vindouros, possamos estar mais descansados quanto a fogos. Já não temos guerra, podiam por os militares a trabalhar, por muito pouco tempo que tenham de serviço militar, sempre ajudavam no combate aos incêndios, prevenindo-os, limpando matas. É tempo de acabar com isto ! Tomem-se medidas, se quiserem radicais, mas faça-se alguma coisa. Assim é que não !!!!

1 comentário:

  1. Estou contigo! É tanta a hipocrisia que até irrita.É nestas alturas que me apetece mandar tomates e ovos (com todo o respeito pelos alimentos que a natureza dá) aos políticos todos.
    Anda esta cambada de militares e de gente a receber rendimentos mínimos para não fazer nada.
    Quero ver no dia em que tocar a sirene e todos os bombeiros fizerem um manguito para os políticos, os pirómanos e os que são responsáveis pelas matas e não as limpam..

    ResponderEliminar