segunda-feira, 13 de setembro de 2010

.......................TRISTEZA

Não sou, nem nunca poderei ser jurista. Não sou formado em coisa nenhuma.....talvez formação da vida. Vem isto a propósito de todos os jornais, todos os jornalistas, toda a população portuguesa, ou quase toda, condenar os arguidos do processo " Casa Pia ". Não sou nem nunca serei defensor de nenhum criminoso. Os criminosos têm que pagar à sociedade pelo seu crime. Também sei que todos nós, sem excepção e incluo os jornalistas, fazemos juízos antecipados. Condenamos sem provas. Condenamos por acreditarmos em quem tem o dever de informar. Condenamos por inveja. Condenamos por vezes, porque sim. Crimes sem classificação foram cometidos na "Casa Pia", ninguém duvida, crimes que para as vitimas não terá nunca reparação. Crimes, se calhar, tão graves como o homicídio, até acredito que sim. Crimes sem perdão. Crimes tão horrorosos que mereciam ser punidos com a castração ou a morte lenta. Mas isto não passa da minha opinião e não seria justiça, seria vingança. Justiça, não é, nem pode ser isto. Um processo como este que já dura há 6 ou 7 anos e ainda não acabou. Um processo que desde o inicio mexeu com toda a gente até porque envolvia crianças. Um processo que desde o inicio foi noticia nas Tvs, nos jornais e até nos blogues. Nas Tvs entrevistavam vitimas de cara tapada, entrevistavam os denunciados com cara destapada. Nos jornais, nomes eram mais que muitos, arguidos......afinal foram meia dúzia. Agora, entrevistam condenados, que como a pescada, já eram. Publicidade aos mais mediáticos, que se defendem como podem. Indemnizações a pagar às vitimas, prisão efectiva para alguns ( vamos ver ). Antes das sentenças serem lidas, já há alguns anos havia quem fizesse planos para o que faria com o valor das indemnizações, por vezes a nossa memória é curta, lembramo-nos do mais recente e o mais antigo fica na gaveta. Há uns anos atrás, já se faziam planos com as indemnizações. O que quer dizer que já nessa altura, haviam condenados sem julgamento. Os jornalistas têm as suas fontes, algumas credíveis, outras nem por isso. Mas deveriam investigar as denuncias antes de as publicarem. Também é sabido que noticias sencionalistas vendem jornais, quanto mais sangue houver mais vendem. Isto é revoltante, por ver o meu país com gente estúpida, muito estúpida. Cito só um exemplo, Carlos Cruz. Até uma determinada altura julguei-o inteligente......depois conseguiu provar que foi , é, das pessoas mais estúpidas deste país. Este país que me deixa triste, porque tem os impostos mais elevados da Europa em relação ao ordenado mínimo, este país que me entristece porque a justiça é lenta, este país que me entristece porque gente em quem acreditei vieram provar que são estúpidos (?), este país que me entristece porque condena a mãe da Joana e deixa-me triste porque não consegue provar se os pais de Maddie estão ou não envolvidos no seu desaparecimento. Este país entristece-me porque a justiça não é justa. Este país estristece-me mas é o meu. Digo que é o meu, porque me foi oferecida outra nacionalidade e eu não aceitei, o ser estrangeiro hoje dependia só de uma assinatura que eu não fiz. Foi-me posto todo o processo á frente e eu não quis, nem quero mudar. Mesmo que por vezes me dê desgostos, me vá ao bolso, que eu esteja cada vez mais pobre, não mudarei nunca. Este é o meu País, há-de continuar a ser mesmo depois de me ter feito mal. Vou acreditando que ainda possa haver coisas boas, coisas que me façam esquecer a tristeza. Coisas que e experiência e a idade me vão dizendo que não haverá melhoras, coisas que a idade também me ensinou que a esperança é a última a morrer. Enquanto houver vida, haverá esperança. Eu quero acreditar que sim. Uma justiça mais justa e uma informação mais isenta. Na minha ingenuidade, é o que pretendo para o meu país.

Sem comentários:

Enviar um comentário