sábado, 5 de junho de 2010

MUDANÇA À VISTA ? POLITICANDO !

.............Perceber-se-á, agora, melhor quando afirmo que os nossos problemas presentes não se resumem apenas a meros resultados eleitorais, à constituição do Governo seguinte, ás medidas pontuais de cada ministério ou à selecção deste ou daquele dirigente político. Os nossos problemas exigem uma reflexão e intervenção muito mais profundas, que situo precisamente neste ponto : o de assumirmos um novo conjunto de regras que apela, sobretudo, para uma maior responsabilidade de cada um de nós, e através dela para um Estado e uma sociedade ao serviço das pessoas.
Um novo consenso político e social é, inclusive, necessário como elemento fundamental para a regeneração da democracia. Minada por um Estado que não assegura correctamente as suas missões para com os cidadãos, a democracia é mais sensível à corrosão, às fracturas, aos conflitos, às descrenças que daí emergem. Preservá-la, exige medidas efectivas que confiram dinâmica e credibilidade a toda a sociedade. E é precisamente com os princípios democráticos, da solidariedade, da tolerância, do pluralismo, da sociedade aberta, que lograremos enfrentar os nossos principais problemas. (Passos Coelho- in MUDAR ). Para além disto dizia ainda há pouco tempo, o seguinte : è preciso reformar o sistema e com esta constituição é impossível. Não está longe o dia em que o Estado não terá dinheiro para pagar aos funcionários. Depois de tudo isto a solução foi aumentar os impostos aos cidadãos, que tem um Estado que não assegura correctamente as suas missões para com estes. Será que é assim que Passos Coelho vai mudar alguma coisa ? Apoiando o Governo, com a criação de mais impostos. Estes foram apoiados por Passos Coelho que se propunha e propõe ser alternativa a este governo. O que o Zé Povo pretende saber é se é pior um período de instabilidade, que só poderá levar ao aumento da crise, ou um período eleitoral antecipado. Passos Coelho é contra a marcação de eleições antecipadas. Nós estamos saturados e sem poder de compra, ao bolso já nos estão a ir autorizados por Passos Coelho, as empresas privadas aproveitando esta situação, estão em vias de não fazerem aumentos. Ainda não ouvi falar na descida de vencimentos, ou pelo menos a manutenção, dos Euro deputados. Não está em causa o merecimento ou não dos seus vencimentos, o que esta em causa é o que se passa no nosso país. O que está em causa é a nossa pobreza crescente. Nós ficamos onde ? À porta da igreja a pedir esmola ? Ou, como disse Belmiro de Azevedo, o governo está a autorizar-nos a roubar ? Pelo menos fica a autorização de Belmiro de Azevedo para podermos ir aos seus super mercados..........Será que Passos Coelho é a solução? Esperemos para ver.

3 comentários:

  1. Venho agradecer e retribuir a visita e comentário no CR.
    Gostei de conhecer o seu cantinho e voltarei masi vezes.

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos, é um cantinho sem pretenções, são mais desabafos que outra coisa. Se bem que não seja norma minha responder a comentários fico agradecido por o ter visitado.

    ResponderEliminar
  3. Duvido que Passos Coelho seja a solução. Ele mais não é, junto com Sócrates, um beija-mão ao Grande Capital. Isto precisava era de uma volta de 180.º.

    ResponderEliminar