segunda-feira, 9 de novembro de 2009

DESABAFO DE AMIGO

Há dias um amigo meu chamou-me a atenção para o IRS 2009, que saiu no inicio deste ano. Eu não acreditei no que ele me dizia. Mostrou-me e mesmo assim eu não estava muito convencido. Eu não podia acreditar que "aquilo" fosse aprovado na A.R., nem que o nosso Primeiro Ministro tivesse concordado com "aquilo". Ele, que tinha ficado todo contente, pois o patrão tinha-o aumentado para €804,00 e ele ficou todo satisfeito, pois ganhava €795,00. É aqui que começa o problema do meu amigo. Dizia-me ele:
-Ainda não estou em mim. Quando ganhava €795,00, levava liquidos para casa, entregava todos os meses a minha mulher €667,80. Agora com €804,00, entrego liquidos €667,32.
-Não pode ser, digo eu, então tens um vencimento maior e levas menos dinheiro?
-Vê tu que eu julguei que a minha colega se tinha enganado ao fazer as contas, sei lá?!!! Mas toma vê a Tabela III, de trabalho dependente, 2 titulares.
Olhei a tabela e que vejo? Exatamente o que o meu amigo dizia. fiquei a pensar que os nossos Ministros não sabem fazer contas, ou que o vencimento minimo seja superior aos 795.00 e o meu amigo ainda não soubesse. Ele disse-me que não, que era assim mesmo, que tinha falado com a colega e não havia nada a fazer.
Pergunto eu. Terá o meu amigo razão em dizer que os nossos ministros, não sabem fazer contas?
Se calhar sim! Será por coisas como esta que temos o País que temos? Será que tenhamos feito tanto mal, que mereçamos um castigo assim? Será que na legislatura anterior os ministros, para mostrarem que tinham sido castigados na instrução primária, por não saberem fazer contas vêm agora dar razão á professora que os punha de castigo virados para a parede com grandes orelhas? Ou será humilhar o Trabalhador, de que alegam ser defensores?
Pensem o que quizerem!! Ninguem nos ministérios reparou nisto, senão o meu amigo quando foi aumentado. Aumentado?? E tem esta gente LATA de andar a pedir votos? Maiorias? TEMOS O GOVERNO QUE MERECEMOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário