domingo, 15 de novembro de 2009

PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA (ESCRIT.PROG.UNTERN.INFO) E MAIS ALGUMA COISA

Ao contrário da Ditadura, um governo democrático existe para servir o povo, mas os cidadãos nas Democracias  também devem concordar em seguir as regras e os deveres pelos quais se regem. As Democracias garantem muitas liberdades aos seus cidadãos, incluindo a liberdade de discordar e de criticar o governo. A liberdade de expressão, sobretudo sobre politica é o suporte vital de qualquer Democracia. Os governos Democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. (Será?). Assim as democracias têm muitas vozes que exprimem ideias e opiniões diferentes e até contrárias. (Será?). Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade. ( De quem?). Diz a Lei que de acordo com o disposto no nº 2, os vogais de Freguesia são eleitos pela Assembleia de Freguesia ou pelo plenário de cidadãos eleitores, de entre os seus membros, mediante proposta do Presidente da Junta, nos termos do artº 9, pelo que o Presidente da Junta deve apresentar tantas propostas quantas as necessárias para que se alcance um concenso com a Assembleia de Freguesia ou com o plenário de cidadãos eleitores, conforme os casos, seja apresentado novas listas ou recorrendo à eleição uninominal dos vogais. Há um ditado nas sociedades livres que diz: "CADA UM TEM O GOVERNO QUE MERECE".
Estado de Direito, que é o nosso, significa que nenhum indivíduo está acima da Lei.  Há quem queira que assim não seja. Mas esses, coitados! Estão enganados, ou interessa-lhes!, porque há dos dois, ou interessa-lhes, dizia eu, fazer passar para os outros, que não é assim. Que a forma como pensam é a certa. Normalmente são os que estão mais próximo da corrupção. Dizer mal todos nós sabemos. Que o dizer mal provoca maior impacto, tambem sabemos. O que custa por vezes, é dizermos mal, acusar-mos alguém e depois constatarmos que não foi assim, que a verdade não foi aquela que fizemos outros acreditarem. Como custa dar o braço a torcer!! Uiiiii!!! Que difícil!! Dão voltas ao texto, quais argumentistas telenoveiros, assobiam para o lado, como se não fosse nada com eles, mas dar o braço a torcer..., admitir que estão enganados...é só para alguns!! Para os bem formados. Para as pessoas de bem. Que felizmente, neste País ainda vão aparecendo.
Não sei porque escrevi isto! Talvez desilusão? Talvez por haver gente em que acreditamos e depois verificamos que não mereciam a nossa confiança ou consideração? Talvez por num País tão pequeno haver tanta corrupção? Talvez por a culpa morrer solteira? Talvez por cada vez haver pobres mais pobres e ricos mais ricos? Os ideais há 35 anos atrás eram estes? Talvez! Talvez! Talvez! Num País onde a única certeza é que todos querem  "tacho" e ninguém se preocupa com os menos (mais) desfavorecidos. Num País onde os responsaveís MENTEM, com todos os dentes que têm, (Alguns já têm só placas, mas mesmo assim não têm desculpa).Num País onde os Deputados Europeus têm de ter vencimentos iguais aos dos outros Deputados. Num País onde não se pode aumentar o salário do Trabalhador, nem sequer ao nível da inflacção. É este o País que queremos? Os ideais de há 35 anos atrás eram estes? Então para quê correr o risco de uma Revolução? Para podermos dizer aquilo que nos apetece? Só? 

Sem comentários:

Enviar um comentário