sábado, 28 de novembro de 2009

POLITICANDO

Em oposição a probidade, essa virtude que todo o homem deveria possuir em alto grau, existem diversos vícios, - porque na humanidade não se encontra a perfeição absoluta - vícios condenáveis, sem duvida, mas, infelizmente, por demais espalhados e conhecidos.


Apontar alguns deles e procurar corrigi-los, contribuirá para melhor se definir e compreender a virtude oposta: a probidade.


Dois actos de improbidade, dos mais frequentes, são, por exemplo, o roubo e a mentira.


(In probidade e descrição-Gen. Ferreira Martins).


Ser probo é ser honesto. na minha opinião é o dever de todo o cidadão.


Há 35 anos que a frase que mais se ouve é: "Os portugueses têm que apertar o cinto". Isto é dito constantemente, tantas vezes.., que já se tornou normal e verdadeiro.


Quando não se ouve ditos como este, os Portugueses, têm um ditado: "Quando a esmola é muita o pobre desconfia". Qualquer destes ditos têm razão de ser. A probidade ou honestidade das pessoas. Pessoas sérias, não dizem que um País está bem, que a crise está a ser resolvida, quando todos sabemos que não é verdade. 30 anos de crise? 1980 (inflação 16,6%) 1985 (inflação 19,3%), 1990 (inflação 13,4%), 1995 (inflação 4.1%), 2000 (inflação 2.1%). Alguma vez os Trabalhadores foram aumentados nestas proporções?Mas....... Crise que não é para todos.

Por exemplo, digo eu que não sou político - apesar de haver alguém, que um dia disse "Basta nascer para se sermos políticos" -os Deputados Europeus, segundo se lê na comunicação social, vão passar a ter um vencimento igual, aos do outros deputados europeus (Alemães, Franceses, Espanhois, etc.) O que teóricamente, não está errado. È assim que deve ser.

Mas, vejamos: Qual é o vencimento mínimo em Espanha? É aqui ao lado. Hoje ser político é mais que uma vocação, que servir o País, é mais que um dever cívico. Ser político é hoje, uma das profissões mais bem pagas, senão a melhor. É só ver quantos políticos, depois de deixarem de exercer, t~em reformas de 450€? Quantos Trabalhadores depois de descontarem 40 (quarenta) anos têm reformas superiores a 450€? Já agora em termos de reformas, politicas e recordações, lembram-se por acaso, em 1976 ou 77, os nossos deputados, digo nossos porque somos nós que os elegemos, terem prémios de presença por irem trabalhar (?) na Assembleia da Républica? Já tinham ordenado que justificasse (?) as idas à Assembleia de Républica.Lembram-se também de alguns deles estarem a "pensar para dentro"? Mas concerteza lembram-se de um Trabalhador por faltar ao trabalho ser descontado, pelo período de falta! lembram-se também dos Trabalhadores que nunca faltaram, alguns nem sequer por doença e sabe-se lá em que estado iam trabalhar, não terem prémio nenhum, alem do pagamento dos serviços que prestavam!!!!


Tudo isto a propósito de probidade ser sinónimo de honestidade. Não estou a dizer que não há pessoas honestas! Corruptas! Nada disso. Longe de mim tal ideia! Apenas que nós, os que menos ganhamos, os que levamos realmente uma vida dificil, os que votam, ficamos todos contentes quando, em altura de eleições - e os candidatos andam à procura de votos - quando, dizia eu, um candidato em qualquer lugar nos cumprimenta, noa aperta a mão, nos dá uma palmadinha nas costas (será principio de traição?) nos prometa qualquer coisa, mesmo que depois de ser eleito não cumpra coisa nenhuma e se esqueça de nós que por acreditarmos nele, lhe demos o nosso voto. Faz agora quatro anos e alguns meses, alguém dizia "Se eu for eleito vou criar 150.000 postos de trabalho" ( ou seriam 15.000 ou 450.000 desempregados?). O resultado está a notar-se no desemprego. Mas, as pessoas que dizem coisas deste tipo, não mentem, porque se calhar existem mesmo 150.000 ou 15.000, para o caso tanto faz, postos de trabalho, porque nunca foi dito é que os postos de trabalho eram criados sem perca de outros postos de trabalho. Dos poucos que não se perderam , e que o estado, nosso, manteve, foram por exemplo os do BPN (Por acaso a Banca é das empresas que dão menos lucros, que distribui menos dividendos e paga mais impostos ao Estado!). Das Empresas que por falta de trabalho, que fazem esforços para não fecharem (há algumas), essas não precisam de ajuda, agora o BPN, sim!! Foi bem administrado, deu lucros que foram distribuidos pelos accionistas e no ano a seguir................ é o que vem na comunicação social, com as consequências que todos nós sabemos. Sabemos ainda quem está a pagar por estes ERROS. Nós!! Desviei-me nos meus pensamentos, numa daquelas conversas a que chamo "M0nologando". Já vai sendo hábito, a idade não perdoa, mas alivia o caração.

Sem comentários:

Enviar um comentário