domingo, 21 de março de 2010

CAMPEÃO





Hoje apetece-me lembrar o que foi, na minha modesta opinião, o maior piloto de todos os tempos na F1, falo de AYRTON SENNA DA SILVA, brasileiro de nascimento ( 1960, Março, 21 - nascia um Campeão) e de alma. Falava Português. Tinha uma casa em Portugal, onde descansava. Tem o nome dele numa das ruas da Quinta do Lago. O Homem que nasceu para ganhar. Tenho pena de nunca o ter visto correr pela FERRARI. Lembro-me da 1ª corrida que vi ao vivo de SENNA, foi no Estoril, corria ele num Toleman, pintado como uma zebra, só que de riscas vermelhas e brancas, no já distante ano de 84. Já nessa altura dava nas vistas. Um carro que não era favorito a coisa nenhuma e dava nas vistas (neste ano ficou em 2ºlugar no Mónaco). Além do carro ter chamado a atenção pelas cores, chamava a atenção também pela rapidez do piloto. Lembro-me de ver toda a gente que assistia aos treinos, puxar do programa da corrida para ver quem mera aquele piloto.


Lembro-me de em 1985, da alegria de SENNA, quando conseguiu a sua 1ª "pole-position" e ganhou o seu 1º Grande Prémio de F1. Onde? Estoril, Portugal !! Grande ano de SENNA. Grande corrida. !! Aqui já ao volante de um Lótus-Renault, numa pista molhada, tão molhada, com tanta chuva, que me lembro que na bancada onde fiquei, estar reduzida a metade e quando a prova começou estava super lotada. Mas, valeu a pena ter ficado a assistir à lição de condução em piso molhado, dada por SENNA. (Molhado é uma maneira de descrever o estado da pista, talvez a melhor maneira fosse chamar lago á pista, de tantas poças que tinha, mais parecia um lago). Na bancada, resguardados com fatos de oleado, calças e casaco, mesmo assim, até a roupa interior ficou molhada, isto só para dar uma ideia de como chovia nessa corrida. Mas valeu a pena. Não é todos os dias que se vê um piloto assim. É que nesta altura, havia em pista pilotos como, Lauda, Mansel, Piquet, Prost, Keke Rosberg, Warwick, Alboreto, De Angelis, e outros que a memória já não é assim tão boa.


1988 - Primeiro ano da consagração. Campeão do Mundo !!!! Corrida espetacular a do Japão. Quem corre assim, não pode ser outra coisa se não CAMPEÃO !!! Não me canso de ver a cassete que gravei dessa corrida. Para mim uma das melhores de SENNA. SENNA passa no final da 1ª volta na 8ª posição. Na 10ª é 4º. Na 20ª é 2º. O circuito tem 51 voltas (SUZUKA). Na 28ª volta SENNA passa para o comando até ao fim. Faltava ainda uma prova, Adelaide (Austrália), mas o título, esse, já cá estava. SENNA, já não precisava de se esforçar muito em Adelaide, já era Campeão. SENNA, correu a prova de Adelaide, lesionado, mas mesmo assim, com o brio profissional que sempre teve e que mostrou ao longo dos anos em que correu, mesmo assim, dizia eu, SENNA ficou em 2º lugar , na prova Australiana.

O Campeonato do Mundo deste ano ficou assim: 1º AYRTON SENNA DA SILVA, 2º A. Prost, 3º G. Berger, 4º T.Butsen, 5º M. Alboreto, 6º N. Piquet, depois pilotos como, Ivan Capelli, Alex. Nannnini, Warwick, N. Mansel, R. Patrese, Cheever, Gugelmin, De Cesaris........


161-GP, 41-Vitorias, 23-2º lugar, 16-3º lugar, 7-4º-lugar, 6-5º lugar, 3-6º lugar, 65-"Pole-Positions"




CAMPEÃO MUNDIAL EM: 1988-1990-1991


2º em 1989 e 1993


" Numa época de grandes Prémios como a de 1988, o domínio avassalador dos McLaren-Honda com Ayrton Senna e Alain Prost reduziu drasticamente o número de candidatos ao título, mas acabou por se viver na pista um duelo apaixonante. (in Formula 1 - 1988/89, por Francisco Santos).


1994 - 6 anos depois ( 1 de Maio - dia do Trabalhador). Com Apenas 34 anos. Desapareceria o Campeão, nasceria o Mito.



Ayrton sobre a Morte, disse:

"O dia que chegar, chegou. Pode ser hoje ou daqui a 50 anos. A única coisa certa é que ela vai chegar".

Sem comentários:

Enviar um comentário