domingo, 6 de dezembro de 2009

CONVERSA FIADA II

1783 - DEZEMBRO -----Tropas inglesas desembarcam em Lisboa. Corso aos navios portugueses pela França. Lei visando o estabelecimento de um cadastro do País. Inauguração do Teatro de S. Carlos. A Academia de Ciências publica o Dicionário da Língua Portuguesa (não passa do 1º volume)
1834 - DEZEMBRO-----Lei da liberdade de imprensa. Novo Ministério nomeado pela Rainha D. Maria II, presidido pelo duque de Palmela. criação das Associação das Casas de Asilo da Infância Desvalida, com a inauguração do primeiro estabelecimento. considerada uma das mais importantes novidades dos governos liberais em matéria de assistência, esta associação irá inaugurar, na segunda metade do séc. XIX, estabelecimentos por todo o país, proporcionando às crianças órfãs ou provenientes de famílias pobres, agasalho, educação moral e cívica e instrução elementar.
Entrada em vigor do Código Comercial de Ferreira Borges, elaborado e aprovado em 1833.
Fundação de associações por todo o país que emergem no contexto do triunfo do liberalismo. O seu objectivo foi a defesa intransigente dos seus associados, demarcando-se, porém, do alinhamento de qualquer tendência política.

Sem comentários:

Enviar um comentário