sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

DEZEMBRO COISAS BOAS

1904 - DEZ - É concluída a linha férrea da Beira Baixa e o ramal Sentil-Vendas Novas. Inicia-se o consumo particular de luz eléctrica em Lisboa. Surge a primeira sala de projecção de filmes do país. O Salão Ideal, em Lisboa. Nasce o médico e escritor Miguel Torga. Instalação da primeira linha telefónica entre Lisboa e Porto.
1908 - DEZ - Concluída a linha férrea de Évora a Arraiolos e Moura
1910 - DEZ -Promulgação das «Leis da Família». Na sequência da Lei do Divórcio. A lei introduz um principio original, que é o da protecção dos filhos ilegítimos e perfilhados, e suas mães. Publicada a lei da liberdade de Imprensa. Inicia a sua publicação o semanário "O Sindicalista".
1975 - DEZ - Os tribunais especiais são proibidos. Vitorino Nemésio é o director de "O Dia".
1976 - DEZ - O governo cria o Instituto António Sérgio destinado a apoiar e sector cooperativo.
Em Dezembro também houve coisas boas, que nos apagam a tristeza e o mal estar causado em outros anos. Nós, egoístas, só pensamos no 25 de Dezembro, alguns até no mês inteiro, como mês de todas as boas vontades, como o mês das festas em família. Arranjamos desculpas para tudo o que de mau se passou no resto do ano. Deveríamos pensar, durante todo o ano, naqueles que passam fome, naqueles , que por um motivo ou por outro, vão parar ao desemprego. Deveríamos pensar em todos eles a partir de 1 de Janeiro de todos os anos a 31 de Dezembro de todos os anos.
Estes são os votos de um "ZEPARAFUSO", que por enquanto vai tendo todos os parafusos no lugar, e que só procura que TODOS mas mesmo TODOS, incluindo os governantes, pensem num Mundo melhor. Bem hajam todos aqueles que querem um Mundo melhor e que Deus perdoe a todos os outros, que não têm consciência do mal que estão a fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário