quinta-feira, 22 de julho de 2010

ACP A REVISTA DO AUTOMOBILISTA

O título não era para rimar, mas por vezes acontece, esta foi uma delas. Deixem-me dizer que é uma revista que defende os automobilistas, acho que toda a gente sabe disso. Acho que também sabem que é o clube com mais sócios no País. (nem o Benfica, consegue ter tantos ). Vem isto a propósito de um artigo desta revista que me chamou a atenção, publicado no nº 710. Hesitei bastante em dar a minha opinião, sobre um artigo cujo título é assim : " ALTERAÇÃO AO CÓDIGO MEXEM COM MULTAS E PENAS" . O artigo tem cerca de meia página, mas aquilo que me interessa comentar tem oito linhas e reza assim : " Assim, e na questão de desrespeito pelos sinais de stop, semáforos ou indicação de agente no local, passa a ser considerada contra-ordenação muito grave o mesmo sucedendo a quem pisar ou transpuser uma linha longitudinal contínua que separa os sentidos de trânsito. A mesma pena é aplicada à condução sob influência do álcool, considerada em relatório médico. " Diz o artigo que estas infracções tem nova redacção desde o início de Julho, portanto a nova redacção é aquilo que ficou escrito atrás. Ora bem, tudo isto está certíssimo, concordo em absoluto com este tipo de medidas e até com coimas mais penalizantes. Isto tudo estava certo se eu não tivesse assistido, com alguma frequência, numa cidade onde passo alguns fim de semana durante o Verão e fora desta Estação também, dizia eu, se não assistisse frequentemente a uma não paragem num stop a vinte metros de uma esquadra da Policia de Segurança Pública, que tem agente de trânsito, por vezes parado em frente ao dito sinal e .......deixa andar. Nem sequer os agentes que estão sentados na esquadra e que têm visibilidade para o dito sinal, tomam qualquer atitude. Até o carro da própria Policia passa sem parar, não estando de rotativos acesos, pois se estivessem acesos, justificaria a passagem porque era sinal de que ia em serviço urgente. Será que a Policia ou Policias podem fazer o que lhes der na realíssima gana? Mesmo pondo em perigo os outros automobilistas ? Nesta cidade onde passo alguns fins de semana, se precisar de ir tratar de um assunto a um banco e parar o carro num parquímetro em frente ao Banco e me demorar mais 4 ou 5 minutos do que o tempo coberto pelo valor introduzido, é certo e garantido que quando chegar ao carro tenho o papelinho para ir ao posto identificar-me. Mas isto não é caça à multa. Policia parado perto dos parquímetros à espera que o tempo passe, não é caça à multa é zelo. É cumprimento dos deveres da policia. Não estou contra este tipo de multa, estou sim, contra não se parar num Stop, nas barbas da Policia, obrigando por vezes, quem tem prioridade a travagens forçadas para evitar o acidente. E mesmo assim o policia não aparece, só é visto quando há um acidente real, quando alguém morre naquele stop , que é para parar e nem a própria policia pára. Dá para pensar se os Policias desta esquadra, não estarão de conluio com as oficinas de Bate-chapa da zona. Acho mesmo, que os policias desta cidade, estão mais preocupados com quem vai ao banco, do que alguém possa morrer num acidente , quase em frente à sua própria esquadra. É uma vergonha, haver acidentes, em frente a uma esquadra da Policia, poderia haver um brio profissional, poderiam fazer cumprir a lei sem sair da esquadra, mas se calhar é trabalho a mais, trabalho mal remunerado, e depois ter que ouvir as explicações que cada automobilista daria para justificar a infracção, era uma maçada. Assim se houver mais um acidente mortal, assobiam para o lado e dizem " Eu até nem estava lá". Claro que há automobilistas que não são cumpridores, a maioria ? Dificilmente se pode ajuizar ! Mas policias não cumpridores.........a esquadra inteira! Serão estes agentes o garante da nossa segurança ? Poderemos contar com este tipo de agentes para fazerem prevenção rodoviária? Numa cidade que tem 20 a 25.000 habitantes durante todo o ano porque durante o Verão triplica, mas também triplica a policia, e as multas existentes são multas de estacionamento. Multas por não paragem no Stop, quase em frente à esquadra.....zero. Mortes neste Stop, citando de memória 4. Acidentes........mais que muitos.

1 comentário:

  1. Este seu post até parece escrito de propósito para uma condutora que se atravesou hoje no meu caminho e obrigou a escrever um post. Não sei se ela lê a revista do ACP ( olhe, também fiz rima sem querer...)
    Bom fds

    ResponderEliminar